Conteúdo da Notícia

Plantão Judiciário realizado no Aeroporto de Fortaleza recebe elogio em site internacional

Ouvir: Plantão Judiciário realizado no Aeroporto de Fortaleza recebe elogio em site internacional

O Plantão Judiciário realizado no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, entre os dias 09 de junho e 05 de julho deste ano, alcançou boa repercussão entre turistas beneficiados pelo serviço.

Um dos casos solucionados foi o do belga Stefan Blommaert. Ele teve as malas extraviadas e, após diversas tentativas de solucionar o problema diretamente com a companhia aérea TAP, sem obter qualquer resposta, resolveu procurar o Juizado do Aeroporto.

No local, participou de audiência com representante da empresa e conseguiu obter, de imediato, o código de rastreamento das bagagens e uma indenização inicial, para pagamento de despesas emergenciais. No dia seguinte, recebeu as malas.

Por meio do site internacional Lonely Planet, ele fez um relato do ocorrido e elogiou a atuação do Judiciário cearense. “Eu não creio que isso teria sido possível sem a ajuda que nós tivemos”, disse. Segundo o visitante, as pessoas que realizaram o atendimento no Juizado foram “absolutamente encantadoras” e “são as melhores propagandas que um país pode ter”.

Um dos pontos destacados pelo turista foi a presença de intérpretes de línguas estrangeiras durante o Plantão. Por conta da ajuda desses profissionais, ele pôde se comunicar em francês e inglês, facilitando o entendimento.

A analista judiciária Michelle Gabriella Mendes dos Santos, lotada na Comarca de Itatira, foi uma das intérpretes que atuou voluntariamente no Juizado. Para ela, foi uma oportunidade de unir o saber jurídico, já usado no dia a dia de trabalho, ao conhecimento de idiomas, adquirido nos três anos em que morou e cursou mestrado na França.

Além disso, segundo a servidora, o Juizado do Aeroporto permite transmitir aos visitantes uma imagem positiva da Justiça. “É gratificante fazer com que o turista que nos procura, por estar vivendo uma situação constrangedora, possa ser bem atendido, ter o problema resolvido e sair com a melhor impressão da Justiça”, afirmou.

O Plantão Judiciário no Aeroporto Pinto Martins foi instalado com o objetivo de atender às demandas judiciais decorrentes do aumento de turistas em Fortaleza, já que a cidade foi sede de três jogos da Copa das Confederações.

Um total de 25 juízes, 63 servidores e 21 intérpretes voluntários trabalharam em regime de plantão 24 horas, com revezamento em quatro turnos diários de seis horas. Foram registradas 48 reclamações, das quais 19 resultaram em acordos, em casos envolvendo passageiros, companhias aéreas e empresas prestadoras de serviços no aeroporto.