Conteúdo da Notícia

Plano de Segurança do Judiciário cearense é tema de entrevista no programa de TV

Plano de Segurança do Judiciário cearense é tema de entrevista no programa de TV

Ouvir: Plano de Segurança do Judiciário cearense é tema de entrevista no programa de TV

A melhoria na segurança de magistrados, servidores e usuários do Poder Judiciário é uma preocupação constante do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Esse é o tema do programa “Judiciário em Evidência” que será exibido neste sábado (14/05), às 18h30, na TV Assembleia; no domingo (15/05), às 12h15, na TV O Povo; e na segunda-feira (16/05), às 14h30, na TV Fortaleza. Quem fala sobre o assunto é o desembargador José Tarcílio Souza da Silva, presidente da Comissão de Segurança do Tribunal.
O entrevistado explica que o grupo tem como competência propor, à Presidência do Tribunal e à Corregedoria Geral da Justiça, diretrizes, medidas e projetos na área de segurança institucional. Também deve manifestar-se sobre questões ligadas à segurança de magistrados, decidir acerca de pedidos de proteção especial e solicitar às autoridades policiais providências para assegurar a integridade física de juízes e desembargadores ameaçados no exercício de suas funções.
Segundo o presidente da Comissão, está em andamento um Projeto de Ampliação e Aprimoramento da Segurança Institucional, que deverá ser executado nos anos de 2016 e 2017. “A criação de um Depósito de Armas Bélicas, oriundas de processos judiciais, e a implantação de um Circuito Fechado de TV, que vai contemplar primeiro a Capital e depois o Interior, estão entre as principais ações”, destaca.
O projeto também prevê melhorias no controle de acesso aos prédios da Justiça, além da aquisição de veículos blindados e coletes à prova de balas. Ainda de acordo com o desembargador, está sendo preparado um curso de defesa pessoal para magistrados.
“Aproximadamente 120 juízes fizeram a pré-inscrição. Esse curso vai ser dividido em três etapas, justamente para apresentar noções de segurança tanto no uso de armamento como também na forma de se portar numa situação de iminente perigo”, esclarece.
O programa desta semana traz reportagem sobre os seis meses de atividade dos juízes leigos. O trabalho é voluntário e contribui para dar mais celeridade ao andamento de processos nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e da Fazenda Pública na Capital e no Interior.
No quadro “Trocando em Miúdos”, você confere entrevista com o desembargador Fernando Ximenes, decano do TJCE e presidente da 1ª Câmara Cível. Ele fala sobre mudanças no novo Código de Processo Civil (CPC).
Tem também matéria sobre as atividades promovidas pelo Poder Judiciário em homenagem às mães. A programação contou com exposição de pinturas, feira de artesanato e comidas típicas, palestras e apresentações artísticas.
CANAIS
TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.