Conteúdo da Notícia

Pesquisa revela que 70% dos jovens infratores de Maracanaú usam drogas

Pesquisa revela que 70% dos jovens infratores de Maracanaú usam drogas

Ouvir: Pesquisa revela que 70% dos jovens infratores de Maracanaú usam drogas

A 2ª Vara Cível de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, realizou levantamento sobre o perfil social de jovens envolvidos em atos infracionais no município. Segundo os dados obtidos, 60,61% não estudam, 70,21% usam drogas e 80,30% têm pais separados, falecidos ou residem com outras pessoas. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (23/03), pela Secretaria da Vara.

O levantamento foi realizado com 66 adolescentes infratores durante audiências de apresentação em 2014. Os jovens responderam se estavam estudando; se eram usuários de drogas; e se têm pais separados, falecidos ou vivem com outras pessoas que não sejam os pais.

A iniciativa foi do juiz Augusto Cézar de Luna Cordeiro Silva, titular da 2ª Vara Cível de Maracanaú, que também tem competência para atuar em ações da Infância e Juventude. De acordo com ele, “os adolescentes que cometem atos infracionais não têm adequada estrutura familiar, possuem valores deturpados e são atraídos pelas facilidades da vida, usando drogas e deixando de ir à escola, frequentando a ociosidade, sem perspectiva de futuro próspero”.

Segundo o magistrado, a enquete foi motivada pelo grande número de ações envolvendo adolescentes infratores. Atualmente, 1.241 processos envolvendo atos infracionais de crianças e adolescentes tramitam na Vara.