Conteúdo da Notícia

Penas de réus condenados no município de Boa Viagem somam mais de 87 anos de prisão

Penas de réus condenados no município de Boa Viagem somam mais de 87 anos de prisão

Ouvir: Penas de réus condenados no município de Boa Viagem somam mais de 87 anos de prisão

O juiz Rogaciano Bezerra Leite Neto, da 2ª Vara da Comarca de Boa Viagem, condenou, nessa quarta-feira (19/04), cinco réus por tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa armada e corrupção de menores. Veja abaixo a relação dos acusados (quatro homens e uma mulher) com as respectivas penas.
De acordo com a denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE), o grupo, liderado por Iramilton Gomes dos Santos, traficava e abastecia de drogas o município de Boa Viagem, distante 222 km de Fortaleza. Além disso, ele orientava os comparsas a roubarem bicicletas e a exigirem dinheiro para a devolução dos bens. Iramilton também seria o mentor de outros crimes, entre os quais homicídio, porte ilegal de arma, roubo e corrupção ativa.
Ele está preso desde 18 de março de 2015. O grupo foi descoberto em decorrência da “Operação Ratazana”, que passou a investigar o tráfico de drogas naquele município, por meio de interceptações telefônicas feitas pela Polícia Civil.
A respeito do líder do grupo, o magistrado disse que “a própria pena em concreto definitiva do acusado, altíssima, e as diversas circunstâncias judiciais desfavoráveis mais que justificam a sua manutenção no cárcere, demonstrando-se a sua periculosidade, explicitada pela extensa rede de criminosos sob seu comando, possuindo posição de liderança no tráfico de drogas da região. A liberdade do acusado somente facilitaria a desenvoltura com que condutas criminosas de mercancia de drogas continuariam a ser praticadas”.
Outros seis acusados de participar da organização tiverem expedidos alvarás de soltura porque o juiz entendeu não haver provas quanto à prática dos crimes imputados a eles.
RÉUS CONDENADOS
Iramilton Gomes dos Santos – 34 anos e 11 meses em regime fechado;
João Rodrigues Camelo – 26 anos em regime fechado;
Laurenilson Oliveira dos Santos – nove anos e 11 meses em regime fechado;
Francisco Elieudo da Silva – nove anos e seis meses em regime fechado;
Lindete Gomes dos Santos – sete anos e três meses no regime semiaberto.