Conteúdo da Notícia

Penas de dupla acusada de vários crimes em Canindé somam mais de 135 anos de prisão

Penas de dupla acusada de vários crimes em Canindé somam mais de 135 anos de prisão

Ouvir: Penas de dupla acusada de vários crimes em Canindé somam mais de 135 anos de prisão

O juiz José Hercy Ponte de Alencar, titular da 2ª Vara da Comarca de Canindé, condenou dois irmãos integrantes de grupo acusado de praticar, em menos de um mês, série de crimes na zona rural daquele município, distante 120 km de Fortaleza. Somadas, as penas dos réus José Valdeci e Marcos Vinícios Ferreira da Silva chegam a 135 anos e quatro meses de prisão.
São três sentenças condenatórias contra os irmãos pelos delitos. A mais recente foi proferida nessa terça-feira (09/01). Segundo o Ministério Público do Ceará (MPCE), no dia 6 de maio do ano passado, por volta da meia-noite e trinta minutos, os dois roubaram uma motocicleta, dinheiro (R$ 200,00), aparelho celular, videogame, roupas, perfumes, relógios e outros objetos de duas vítimas.
Na ação, eles utilizaram revólver, espingarda e facas, além de atuar com violência e na companhia de um adolescente. Na denúncia consta ainda que José Valdeci constrangeu a vítima do sexo feminino a ter conjunção carnal e a praticar atos libidinosos.
José Valdeci foi condenado por roubo majorado, corrupção de menor e estupro a 14 anos e seis meses de reclusão. Já Marcos Vinícios, por roubo majorado e corrupção de menor a sete anos de prisão.
Conforme o juiz, “a prova colhida em juízo é uniforme e confirma a prova produzida durante as investigações policiais, o que permite ter a certeza necessária para a condenação”. Os réus estão presos e não podem recorrer da decisão em liberdade.
SEGUNDA SENTENÇA
A segunda decisão foi assinada no dia 15 de dezembro de 2017. Os dois irmãos foram sentenciados a 21 anos e quatro meses de reclusão pelos crimes de latrocínio e corrupção de menores. Nesse processo consta que a dupla, na companhia de um adolescente, roubou cerca de dez caprinos/ovinos e um suíno no dia 10 de maio do ano passado, por volta das 23h. O proprietário reagiu e levou um tiro disparado por José Valdeci e veio a falecer em decorrência.
PRIMEIRA DECISÃO
Já a primeira sentença é datada de 27 de setembro. Os acusados tiveram condenações por latrocínio (consumado e tentado), associação criminosa e corrupção de menor a 35 anos e dez meses de prisão. O caso ocorreu em 25 de maio de 2017, por volta das 23h. Eles roubaram um ventilador, um aparelho de DVD, um rádio, um botijão de gás, uma sela de cavalo e uma rede, além de alguns animais. Durante a ação, uma das vítimas foi morta e a outra sofreu lesões corporais.