Conteúdo da Notícia

Operação para a retirada de outdoors deve começar

Ouvir: Operação para a retirada de outdoors deve começar

02.04.11
FORTALEZA
Embora liminar que liberava outdoors irregulares tenha sido cassada, Semam está às voltas com outras 36 liminares. Operação de retirada de outdoors deve recomeçar próxima semana
A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Município (Semam) aguarda ser notificada da decisão da Justiça cearense, que indeferiu liminar concedida em 2003, como O POVO noticiou ontem, a empresas de outdoor, para retomar as autuações dos proprietários dos terrenos onde estejam os equipamentos, as empresas de comunicação e publicidade e os anunciantes.
A expectativa é que a entidade seja comunicada na próxima segunda-feira – as autuações começariam já no dia seguinte à oficialização do trâmite.
Na última quarta-feira, 30, O POVO mostrou que, por força de liminar expedida pela 6ª Vara da Fazenda Pública há quase oito anos, em 12 de novembro de 2003, as empresas Compasso Comunicação e Marketing, Exibidoor Propaganda, Divulcart Propaganda, Bandeirantes Propaganda Cearense, Visão Outdoor Cearense e Cartaz Propaganda Cearense estavam livres de quaisquer constrangimentos legais resultantes de medidas aplicadas pela Semam.
Embora o mérito da questão tenha levado tanto tempo para ser apreciado, a decisão abre caminho para que o Município continue aplicando o que determina a Lei 8.221/98.
A sentença favorável a que se cumpra a legislação ambiental em Fortaleza foi dada no mesmo dia em que o Tribunal de Justiça considerou improcedente Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela Associação Cearense dos Construtores e Loteadores (Acecol). Cassada, a liminar que obrigava a cidade a conceder licença de construção em área de interesse ambiental, nas dunas do Parque Estadual do Cocó, era outro empecilho que punha em discordância o que previa a legislação, os interesses cidadãos e o setor imobiliário. Diferentemente do caso dos outdoors a pendência resistiu por apenas um ano.
Entretanto, segundo a Semam, há outras 34 liminares obstruindo a aplicação da legislação vigente. Do total, 26 delas referem-se à concessão de alvará de construção para postos de combustível. As demais foram obtidas por empreendimentos imobiliários, como condomínios e hospitais construídos de maneira irregular, desobedecendo algum aspecto da lei. O número percorre os anos de 2003 a 2010. De acordo com Alan Arrais, coordenador de fiscalização e controle, ?em 2010, foram emitidos 508 alvarás de construção, que representam aumento de 20% em relação a 2009?.
Arrais diz que parte significativa das liminares foi conseguida por comércios atacadistas, que se instalam, sem autorização, em ?vias com baixo fluxo de veículos?. Em vias assim, a lei permite estabelecimentos de até 80 m².
E agora
ENTENDA A NOTÍCIA
Justiça cearense cassa liminar que impedia aplicação da legislação no caso das empresas de outdoors, mas demora a apreciar liminares em que outros interesses ambientais estão em jogo.
Henrique Araújo
henriquearaujo@opovo.com.br
Tags | retirada | | outdoors | operação |
Espaço dos leitores
1 Comentário(s) Francisco 02/04/2011 13:05
Estou de acordo com a SEMAM. Chega de poluíção visual e sonora. além desses cartazes de casas de shows colados em viadutos e muros.
Este comentário é inapropriado? Denuncie
Comentário(s) | 1
Participe | Comente esta notícia
Importante
Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as consequências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.
Seu nome
Seu e-mail
Sua cidade
Escreva seu comentário
Enviar