Conteúdo da Notícia

Oficina no Fórum Clóvis Beviláqua ajuda pais e filhos a superar conflitos

Oficina no Fórum Clóvis Beviláqua ajuda pais e filhos a superar conflitos

Ouvir: Oficina no Fórum Clóvis Beviláqua ajuda pais e filhos a superar conflitos

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Fortaleza promoveu, nesta quarta-feira (29/03), no Fórum Clóvis Beviláqua, a Oficina Pais e Filhos, destinada a casais envolvidos em ações de divórcio, disputas de guarda, agressões, entre outros conflitos.
O evento contou com a presença da juíza Jovina d’Avila Bordoni, coordenadora do Cejusc, e foi conduzido pela psicóloga Gleiciane Van Dam, que ministrou as atividades juntamente com voluntários, profissionais e estudantes de psicologia, mediadores e pedagogos interessados em atuar na área de resolução de conflitos familiares.
Segundo a magistrada, após a participação nas oficinas, os pais e parentes envolvidos nos processos passam a ter melhor discernimento acerca do envolvimento com os próprios filhos. “Esse momento de reflexão repercute na forma como os pais se relacionam com os parceiros e filhos. O que percebemos é que tanto no âmbito familiar, como até mesmo no prosseguimento do processo, as pessoas têm uma consciência melhor do seu papel, principalmente o papel de pai e de mãe”.
Um dos participantes, o representante comercial Antônio Marques Novais (44), ressaltou a importância da iniciativa. “Comparecer às oficinas, a pedido do juiz, é algo bom, pois tanto o pai, como a mãe, vão estar escutando uma mensagem e fazendo uma reflexão em cima dessa mensagem, de coisas que muitas vezes já fizeram ou que viram o outro fazer, que não são adequadas, e dessa forma não envolverão mais os filhos nos problemas pessoais dos adultos” destaca.
Durante a atividade, eles podem assistir palestras, vídeos e depoimentos, que abordam temas que buscam a reflexão acerca dos conflitos familiares.
Essa foi a 39ª edição do evento, que costuma ocorrer duas vezes por mês. Ao todo, 1.334 pessoas, entre pais e filhos, envolvidos em ações judiciais, já participaram da Oficina, que ocorre desde 2014. A próxima oficina já está marcada para 12 de abril.
O projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em Fortaleza, a realização é do Cejusc, com apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
CEJUSC
Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são órgãos do Poder Judiciário responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação. Atuam especificamente na solução de conflitos pré-processuais e processuais, além de possuir um setor de cidadania.
O Cejusc fica instalado no Fórum Clóvis Beviláqua, localizado na rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 220, bairro Edson Queiroz.