Conteúdo da Notícia

OAB quer fim da resistência a processo virtual por ser mais ágil e transparente

Ouvir: OAB quer fim da resistência a processo virtual por ser mais ágil e transparente

22.05.10
Brasília, 22/05/2010 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, defendeu hoje (22) que é preciso quebrar as resistências existentes em alguns países ao processo judicial no meio eletrônico. “A tendência mundial caminha no sentido de que o processo eletrônico é um avanço em termos de uma Justiça mais ágil e transparente e como forma de democratizar o acesso ao Judiciário”. A defesa foi feita por Ophir no encerramento do I Encontro de Advocacias Iberoamericanas e Europeias, em Málaga, na Espanha.
Na avaliação de Ophir Cavalcante, ainda há forte resistência cultural no que diz respeito à informatização do processo judicial, sobretudo em países europeus como a Alemanha e França. “Há ainda a desconfiança e o temor de que essa tecnologia possa vir a quebrar preceitos fundamentais, cuja defesa é da advocacia”. No entanto, para Ophir, é necessário quebrar essa cultura contrária ao processo eletrônico. “É preciso que todos tenham acesso à Justiça e isso não retira, em absoluto, o mercado de trabalho da advocacia”.
Ainda segundo explicou o presidente nacional da OAB, já há, na Espanha, um avanço grande no tocante à informatização, com a Ordem dos Advogados acompanhando de perto a virtualização dos meios judiciais e no controle da administração da atuação dos advogados, assim como vem ocorrendo no Brasil. “É importante que a Ordem dos Advogados continue selecionando quem pode e quem não pode advogar”, complementou Ophir Cavalcante.