Conteúdo da Notícia

OAB cobra ação do Estado contra a insegurança

Ouvir: OAB cobra ação do Estado contra a insegurança

02.04.11
FORTALEZA
De acordo com o presidente da OAB-CE, Valdetario Monteiro, entre as medidas pode estar o ajuizamento de ação civil publica junto ao Ministério Público Estadual pedindo reforço no policiamento do Interior.
Ontem, a OAB-CE e a Associação Cearenses de Magistrados lançaram nota pública em que defendem ?medidas radicais, rápidas e enérgicas? para proteger a sociedade. A nota cita o assalto ao Banco do Brasil, em Independência, na região dos Inhamuns, que ocorreu na última quarta-feira. Na ação, o advogado Edilmar Ribeiro Duarte foi atingido por um tiro e teve o carro roubado.
Medidas
De acordo com Valdetário Monteiro, desde setembro do ano passado a entidade vem cobrando da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) medidas mais eficazes no Interior.
?As medidas (implantadas pela Secretaria) não tem efeito prático para a população?, avalia Monteiro. Para ele, é preciso investir em contração de pessoal, na capacitação dos policiais e no reforço do armamento no Interior.
Para Marcelo Roseno, presidente da Associação Cearense de Magistrados, a situação é de ?sucateamento do aparelhamento estatal?. ?Se não há segurança nem no Fórum, o que o cidadão vai imaginar das outras instituições??, questiona Roseno.
Em referência aos recentes casos de assalto, a SSPDS informa em nota que ?o Ceará é hoje um dos estados nordestinos com menor incidência desse tipo de ocorrência? e que o órgão tem combatido esse tipo de crime com incremento das ações dos setores de inteligência policial.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O prédio do Banco do Brasil de Independência também abriga o fórum da cidade. No momento da ação dos bandidos na última quarta-feira, o advogado Edilmar Ribeiro Duarte ia a audiência no local quando foi baleado.
SAIBA MAIS
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, o combate a crimes de assalto a banco no Interior tem sido feito com apoio da Polícia Rodoviária Estadual, em ações de abordagem a veículos, e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), com reforço no policiamento das fronteiras do Estado.