Conteúdo da Notícia

Núcleo de Métodos Consensuais do TJCE inicia etapa presencial de cursos no Interior

Núcleo de Métodos Consensuais do TJCE inicia etapa presencial de cursos no Interior

Ouvir: Núcleo de Métodos Consensuais do TJCE inicia etapa presencial de cursos no Interior

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) inicia, nesta sexta-feira (08/08), a etapa presencial do Curso de Mediação e Conciliação em comarcas do Interior. A 1ª turma, composta por alunos de 54 comarcas, se reunirá no Fórum da Comarca de Sobral, distante 250 km de Fortaleza.

No mesmo dia, os magistrados estão convidados a participar de encontro, às 10h, com a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira e o juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira, respectivamente, supervisora e coordenador do Nupemec. O objetivo será debater sobre a disseminação dos métodos alternativos de solução de conflitos no âmbito judicial e as orientações da Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os próximos treinamentos presenciais ocorrerão nos dias 22 de agosto (Juazeiro do Norte), 19 de setembro (Tauá), 17 de outubro (Russas) e 7 de novembro (Fortaleza). Ao todo foram ofertadas 200 vagas para cada turma.Participam servidores e terceirizados que desejam atuar como mediadores e conciliadores voluntários.

A capacitação é composta por três etapas: aulas a distância, aula presencial e estágio supervisionado. Serão 34h/a a distância e 10h/a presenciais. Além disso, os participantes atuarão em dez sessões de conciliação e mediação durante o estágio supervisionado. A medida atende à Resolução nº 125 do CNJ.

Na etapa presencial, os alunos receberão orientações práticas de como se realiza uma sessão de conciliação, aprendendo inclusive a preparar o ambiente físico para as audiências. Os instrutores são profissionais do Núcleo de Métodos Consensuais que receberam capacitação do CNJ.