Portal do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

Notícias

10/05/2011

Palestra no Fórum destaca a importância da mediação para a pacificação dos conflitos

 



O argentino Juan Carlos Vezulla, presidente do Conselho Científico do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil (IMAB) e de Portugal (IMAP), proferiu palestra, na tarde desta terça-feira (10/05), sobre o tema “A interação entre o sistema judicial e a mediação”.

Durante o evento, realizado no 1º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua, ele falou para uma plateia de magistrados, servidores do Poder Judiciário e estudantes de Direito sobre a mudança de paradigmas representada pela mediação judicial.

“Tradicionalmente, o sistema de abordagem do Estado é baseado na imposição, na penalização e no assistencialismo. Hoje, vemos que se está abrindo espaço para um novo sistema, ancorado nos conceitos de participação, cooperação, respeito, reconhecimento, inclusão e solidariedade”, afirmou.

A palestra foi promovida pelo Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, instituído pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) em março deste ano. O supervisor do Núcleo, desembargador José Mário Dos Martins Coelho, destacou a importância da mediação para reduzir o excesso de demandas que chegam ao Judiciário. “Hoje, a Justiça está sendo muito exigida pela sua morosidade. E a mediação, à medida que busca a solução antes mesmo da formação do litígio, é uma alternativa para tirar esse peso que atormenta a comunidade jurídica e toda a sociedade”, afirmou.

O promotor de Justiça Francisco Edson de Sousa Landim, coordenador do Núcleo de Mediação Comunitária do Ministério Público do Ceará, ressaltou a importância do evento para a formação de mediadores judiciais. “Intuitivamente, todos somos mediadores, em nossa vida pessoal. Mas, para que possamos facilitar a solução dos conflitos no âmbito judicial, é fundamental o domínio da técnica da mediação”, disse.

Também participaram do evento o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, José Krentel Ferreira Filho, o juiz titular da 2ª Unidade dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital (JECC), Carlos Henrique Garcia de Oliveira, e a assessora pedagógica da Presidência do TJCE e integrante do Núcleo, Veridiana Monteiro Chaves.

 

  Esta notícia foi acessada 0955 vez(es).

 

 

Interatividade

Nossa página no Facebook Nosso perfil no Twitter

→ Topo


Tribunal de Justiça do Estado do Ceará


Av. General Afonso Albuquerque Lima, S/N. - Cambeba
CEP: 60822-325 - Fone: (85) 3207-7000

Redes Sociais