Conteúdo da Notícia

Nona edição da Semana pela Paz em Casa movimenta 1.976 processos no Ceará

Nona edição da Semana pela Paz em Casa movimenta 1.976 processos no Ceará

Ouvir: Nona edição da Semana pela Paz em Casa movimenta 1.976 processos no Ceará

O Poder Judiciário estadual movimentou 1.976 processos durante a IX Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa. A ação ocorreu no período de 20 a 24 de novembro em comarcas do Interior e no Juizado da Mulher de Fortaleza. Os dados foram fornecidos pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Durante a força-tarefa, foram proferidos 389 despachos, 236 medidas protetivas e 159 sentenças. Também foram realizadas 212 audiências e duas sessões do júri. A mobilização envolveu 26 magistrados e 93 servidores em 27 unidades Judiciárias em todo o Estado.
Esta é a terceira edição da Semana pela Paz em Casa que ocorre este ano. Ao todo, somente em 2017, foram movimentados 5.168 processos, sendo realizadas 865 audiências e proferidas 398 sentenças.
Ao falar sobre a importância da ação, a juíza titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza, Rosa Mendonça, ressaltou que “todo o Poder Judiciário, não só no Ceará, mas em todo o Brasil, concentra esforços para priorizar a tramitação de ações em que a mulher seja vítima de violência doméstica, e assim tem dado mais visibilidade para essas questões”.
O mutirão é uma iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com tribunais de todo o país. Desde a primeira edição, que aconteceu em março de 2015, a mobilização tem agilizado audiências e julgamentos de processos que envolvam violência ou grave ameaça contra a mulher.