Conteúdo da Notícia

Mutirão carcerário inicia análise processual em Sobral

Ouvir: Mutirão carcerário inicia análise processual em Sobral

A coordenação do Mutirão Carcerário no Ceará iniciará, nesta segunda-feira (28/09), a avaliação dos processos de presos condenados ou cumprindo prisão provisória na Comarca de Sobral, região Norte do Estado.
Depois de passar pela Região Metropolitana de Fortaleza e pelo Cariri, o mutirão começará os trabalhos na última região que estava prevista na programação. Além das ações da Comarca de Sobral, também serão avaliados, naquela cidade, os processos da comarca de Crateús, cuja reavaliação processual também estava no cronograma.
Será examinado um total aproximado de 1 mil processos, incluindo as peças da comarca de Crateús. “Já estamos mobilizando os servidores de Fortaleza para reforçar a equipe em Sobral e a previsão é que façamos o trabalho em duas semanas”, informou o juiz corregedor Tarcílio Silva, um dos coordenadores do projeto.
O magistrado informou que serão deslocados à zona Norte um total de 10 magistrados, além de toda estrutura do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública do Estado, que trabalharão em conjunto, assim como já acontece na Capital.
Além da análise dos processos, o mutirão fará um levantamento sobre as condições de segurança, infraestrutura e tratamento destinado aos presos nas duas casas de detenção da região Norte. Para isso, uma equipe do Judiciário inspecionará a Cadeia Pública Regional e também a Penitenciária Industrial Regional de Sobral.
Concomitantemente ao trabalho, a equipe do Mutirão Carcerário fará a análise de 350 processos oriundos das comarcas de Quixadá e Iguatu, em estrutura montada nesta última cidade. Em Juazeiro do Norte e Crato, a avaliação já está em fase de conclusão.