Conteúdo da Notícia

Morte de menino pode gerar auditoria no Pronasci

Ouvir: Morte de menino pode gerar auditoria no Pronasci

29/07/2010
O assassinato do adolescente Bruce Cristian de Sousa Oliveira, 14, foi parar na Justiça Federal. Ontem, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou a realização de uma auditoria no Programa de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que libera recursos para o Governo do Ceará. O jovem foi morto no último domingo, 25, com um tiro na nuca disparado pelo policial Yuri Silveira.
O pedido foi feito pelo procurador da República Oscar Costa Filho. Segundo ele, novas cifras só devem ser encaminhadas depois que a vistoria for concluída para averiguar o destino dado pelo Executivo Estadual ao que já chegou no Tesouro cearense.
Ele avalia que a gestão não tem se comprometido com a qualificação das tropas, algo que é tido como um dos objetivos do Pronasci. A morte do jovem seria uma prova disso, pois a própria PM classificou a manobra de Yuri Silveira como desastrosa. O POVO também já mostrou que PMs também denunciam que esse tipo de episódio acontece por falta de preparo, decorrente de poucas horas de treinamento.
Em nota enviada ao O POVO, o MPF argumenta que ?o pedido de condicionamento da liberação de recursos à realização de auditoria é um aditamento a uma ação civil pública ajuizada em julho pelo Ministério Público Federal?. Essa ação foi elaborada depois que o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, não teria dado informações sobre a terceirização dos serviços de monitoramento das viaturas do Ronda. Em junho, ele reuniu-se com representantes do MPF e havia dito que liberaria esses dados.
Conforme a nota, Costa Filho ?pede: a suspensão do contrato de terceirização de monitoramento das viaturas e a suspensão do exercício das funções de escrivão por terceirizados?.
(Bruno de Castro).