Conteúdo da Notícia

Missa de 7º Dia do desembargador Wilton Machado será celebrada nesta quarta-feira no TJCE

Ouvir: Missa de 7º Dia do desembargador Wilton Machado será celebrada nesta quarta-feira no TJCE

A missa de Sétimo Dia de falecimento do desembargador Wilton Machado Carneiro será celebrada nesta quarta-feira (09/12), às 18h30min, na Capela Nossa Senhora de Fátima, no 1º andar do Palácio da Justiça desembargador Júlio Carlos de Miranda Bezerra, no Cambeba, pelo frei Ricardo Régis Ferreira Sales. O magistrado foi vítima de ataque cardíaco na manhã do último dia 3, em sua residência.
O desembargador era filho de Júlio Carneiro da Silva e de Maria de Lourdes Machado Carneiro. Pelo critério de antiguidade, foi empossado no cargo de desembargador no dia 26 de novembro passado.
Antes de ser nomeado para o cargo de desembargador, Wilton Machado foi titular da 2ª Vara de Execuções Fiscais e Crimes Contra a Ordem Tributária, desde o dia 26 de março de 1991.
A partir de agosto de 2009, assumiu, temporariamente, como desembargador do TJCE, na vaga do desembargador Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque, convocado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) como ministro interino, na vaga do ministro Paulo Galotti. Também já havia sido desembargador temporário no período de 2001 a 2003.
Wilton Machado Carneiro teve acesso à magistratura cearense, como Juiz Substituto, no dia 1º de outubro de 1971, na Comarca de Boa Viagem. Atingiu a vitaliciedade em 2 de outubro de 1973.
Exerceu a magistratura de 1º Grau nas Comarcas de Tianguá, Maranguape e Fortaleza, onde foi titular também da 10ª e da 19ª Vara Cível e da 2ª Vara de Execuções Fiscais e Crimes Contra a Ordem Tributária ( da qual foi titular até julho de 2009).
Entre outros cargos da magistratura, foi membro da 4ª Turma do Fórum das Turmas Recursais Professor Dolor Barreira; Juiz Auxiliar da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua e da 3ª Vara Criminal e Juiz Eleitoral em todas as Comarcas pelas quais passou, incluindo a 1ª Zona Eleitoral de Fortaleza.
Natural de Fortaleza, Wilton Carneiro era formado em Direito pela UFC (turma de 1968). Começou a prestar seus serviços para a Justiça antes disso, aos 16 anos, como Escrevente do 1º Cartório Crime de Fortaleza.
Aos 18 anos, foi aprovado em concurso público para “Escrevente Compromissado?, transformado no cargo de Analista-Adjunto do Fórum Clóvis Beviláqua.
O magistrado era membro-nato do Instituto Cearense de Estudos Tributários e filiado ao Instituto dos Magistrados Brasileiros.