Conteúdo da Notícia

Ministério Público investiga liberação de presos no Eusébio

Ouvir: Ministério Público investiga liberação de presos no Eusébio

09.05.09
Fortaleza Pág.03
O Ministério Público vai apurar uma denúncia de irregularidade na delegacia de Eusébio. Segundo inquérito civil público instaurado pelo promotor Evilázio Alexandr e, dois presos estariam sendo liberados e mantidos fora da cela. Eles, segundo a denúncia chegada até o promotor, estariam praticando assaltos com a participação de adolescentes. O delegado de Eusébio, Adalberto Mateus disse desconhecer a denúncia, mas vai instaurar procedimento administrativo para apurar o caso.
As investigações, conforme o promotor tiveram início no último dia 2, depois que três adolescentes armados, foram apreendidos no município praticando assaltos. Levados para o fórum, os três confessaram o envolvimento de presos em ações criminosas. Depois dos assaltos, eles (presos) retornavam à delegacia.
?Eles dispunham de um perfeito álibi. Os dois são considerados de alta periculosidade?, definiu o promotor Evilázio Alexandre, acrescentando que um dos acusados, Francisco Selmo Leoni da Silva, tem condenação por assalto. O outro preso investigado, de acordo com o Ministério Público, trata-se de José Abreu do Nascimento.
Ontem mesmo, Evilázio Alexandre recomendou o delegado Adalberto Mateus que todos os presos, sem exceção, devem ser mantidos em suas respectivas celas. Também foi encaminhado para o juiz da comarca, Eli Gonçalves Júnior, o pedido de transferência dos dois acusados de deter esse tipo de regalia. Evilázio Alexandre disse ainda que no transcorrer das investigações, deverá requerer o afastamento dos policiais envolvidos.
Por sua vez, o delegado Adalberto Mateus, que há menos de dois meses assumiu a delegacia, disse ter encontrado um quadro diferenciado. ?Por terem bom comportamento e demonstrado interesse em se ressocializarem, os dois (Selmo e Abreu) eram responsáveis pela faxina. Quanto suposta saída, eles não tinha autorização e nem seria irresponsável, pois se algo acontecesse a eles poderia ser responsabilizado. Também não posso acusar meus policiais por facilitação. Vou investigar?, afirmou.