Conteúdo da Notícia

Militar reformado será julgado nesta terça-feira por tentativa de homicídio

Ouvir: Militar reformado será julgado nesta terça-feira por tentativa de homicídio

A 1ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta terça-feira (01/03), às 14h, o militar reformado José Pio Souto, conhecido como ?Pastor Pio?, acusado da tentativa de assassinato contra R.S.V., no dia 18 de junho de 2001.
No dia do crime, conforme os autos, a vítima foi de carro a um comércio perto de sua casa, no bairro Messejana, em Fortaleza. Ao se aproximar do local, R.S.V. teria feito uma manobra conhecida como ?cavalo de pau?, o que teria incomodado o réu, que morava nas proximidades.
Segundo o Ministério Público, ?Pastor Pio? esperou a vítima descer do veículo e iniciou uma discussão. R.S.V. percebeu que o acusado estava armado e tentou sair do local, mas foi atingido com um tiro no abdômen.
Mesmo ferido, ele lutou com o agressor que, depois de desferir outros disparos, fugiu. A vítima foi socorrida e levada para um hospital.
Em depoimento, o réu confessou ter atirado, mas alegou legítima defesa. Disse que havia tomado a arma de R.S.V. durante a briga e que ficou irritado com a manobra feita pela vítima porque seu filho pequeno, que estava doente, havia se assustado e machucado o olho no berço em que dormia. Por isso, resolveu tomar satisfação.
Ele foi pronunciado para ir a júri popular no dia 18 de abril de 2006, mas recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que negou provimento, mantendo a sentença de pronúncia.
O julgamento será presidido pela juíza Danielle Pontes de Arruda Pinheiro. A defesa ficará sob a responsabilidade do advogado Luciano Bezerra da Costa, enquanto a acusação será feita pelo promotor de Justiça Francisco Marques Lima.