Conteúdo da Notícia

Mais crianças vítimas de homicídio no Ceará em 2010

Ouvir: Mais crianças vítimas de homicídio no Ceará em 2010

08.09.2010 Fortaleza
Julho de 2010. Quatro homens invadem uma residência no Crato para prestar contas com um homem. Ele é baleado, mas consegue fugir. A sentença mais cruel foi dada à filha dele, uma menina de dois anos que, deitada no colchão, morre com um tiro na testa. O crime seria motivado por um assalto que o pai da criança teria praticado, conforme investigação policial. Cinco meses antes, fevereiro de 2010, outra criança morre, vítima da violência. Depois de ser violentada, com graves lesões no corpo, foi socorrida num hospital, mas não resistiu. O principal suspeito era seu padastro, o que revoltou a comunidade. Ele foi assassinado horas depois.
Neste ano de 2010, de janeiro a julho, 22 crianças (de até 12 anos) foram assassinadas no Ceará. Um crescimento de 120%, se for considerado o dado de 2008, quando 10 crianças foram vítimas de homicídio. E o ano ainda nem acabou. Em 2009, foam registrados 12 assassinatos de crianças. A estimativa é da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Por que as crianças têm sido vítimas da violência tão cedo?
A assessora comunitária do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca), Nara Carneiro, cita que, nos casos de violência urbana, que têm relação com o tráfico e consumo de drogas, acertos de contas, vários fatores contribuem para o aumento dos índices. Na opinião dela, não existe uma política para a infância, faltam campanhas de desarmamento, há aumento do crime organizado e aliciamento de jovens, cada vez mais cedo, como trabalhadores dessa rede. Tudo isso é somado à desigualdade social.
?A violência não tem crescido somente contra crianças e adolescentes. Ela tem crescido no sentido geral, por causa de todos esses fatores?, reforça. No caso da violência sexual, ela defende que existe uma cultura adultocêntrica muito forte, onde as crianças não têm vez, e o adulto homem usa a criança como objeto de obtenção do prazer. ?Ele coloca seu desejo acima da criança e muitos desses casos seguem com a morte, uma tentativa de apagar vestígios e que, na verdade, acaba não apagando?, cita.
Agressão
A médica e coordenadora da Comissão de Maus Tratos Contra Crianças e Adolescentes do Instituto Doutor José Frota (IJF), Francielze Lavor, destaca que existem outros casos de violência que vitimam as crianças e não chegam a óbito. De janeiro a agosto de 2010, o IJF atendeu 163 crianças de 0 a 10 anos por agressão física, lesão por armas branca ou de fogo, ou violência doméstica.
?Às vezes, a criança chega com traumatismo craniano grave, com várias fraturas. A mãe diz que caiu da rede. Mas quando a gente observa, na pele da criança, tem marcas de queimaduras de pontas de cigarro, de ferro de passar?, lamenta. Para ela, são marcas de um sofrimento que não é de hoje, que já vem se arrastando e muitas vezes vem sendo silenciado pelos vizinhos, que poderiam ter denunciado.
RESUMO DA SÉRIE
>Na última segunda-feira, O POVO iniciou uma série de matérias sobre a violência contra crianças e adolescentes, com base no número de homicídios registrado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
>De janeiro a julho de 2010, 164 adolescentes foram assassinados no Ceará.
>Com a falta de um programa de proteção específico, adolescentes vítimas de ameaça têm sido encaminhados para abrigos, locais que não têm estrutura e segurança adequadas para jovens com este perfil.
>Só neste ano de 2010, o Juizado da Infância e da Juventude encaminhou 182 adolescentes para as unidades da Capital.
DENUNCIE
VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA
>Disque-Denúncia Municipal: 0800 285 0880
>Disque-Denúncia Estadual: 0800 285 1407 >Disque-Denúncia Nacional: 100
VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS NO CEARÁ
ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO IJF
Dados referentes ao período de janeiro a agosto de 2010.
Agressão física
>1 a 12 meses – 3 pessoas atendidas
>1 a 5 anos ? 5 pessoas atendidas
>5 a 10 anos ? 9 pessoas atendidas
>10 a 15 anos ? 35 pessoas atendidas
>15 a 20 anos ? 171 pessoas atendidas
Lesão por arma branca
>1 a 5 anos ? 2 pessoas atendidas
>5 a 10 anos ? 2 pessoas atendidas
>10 a 15 anos ? 9 pessoas atendidas
>15 a 20 anos – 66 pessoas atendidas
Lesão por arma de fogo
>1 a 5 anos – 3 pessoas atendidas
>5 a 10 anos – 4 pessoas atendidas
>10 a 15 anos – 28 pessoas atendidas
>15 a 20 anos – 181 pessoas atendidas
Violência doméstica
>0 a 30 dias – 3 pessoas atendidas
>1 a 12 meses – 45 pessoas atendidas
>1 a 5 anos – 96 pessoas atendidas
>5 a 10 anos ? 47 pessoas atendidas
>10 a 15 anos – 32 pessoas atendidas
>15 a 20 anos – 25 pessoas atendidas
CASOS DE ASSASSINATOS DE CRIANÇAS EM 2010 NO CEARÁ
> 9 de janeiro – A menina de 5 anos, Alanis Maria Laurindo de Oliveira, foi encontrada morta em matagal do Antônio Bezerra. Ela foi raptada e, em seguida, violentada e morta. Alanis foi levada durante uma missa no Conjunto Ceará, onde sua família estava. O desaparecimento da menina mobilizou toda a cidade, que ficou chocada com o crime. O assassino confesso, Antônio Carlos dos Santos Xavier, o Casim, foi julgado no último dia 25 de agosto por três crimes, entre eles homicídio triplamente qualificado. Foi condenado a 31 anos e 8 meses de prisão.
> 16 de fevereiro – Na Barra do Ceará, a menina Liliane dos Santos Silva, de 2 anos, foi estuprada e morta. O principal suspeito seria o padrasto, Roger Brito dos Santos Lima, que no dia seguinte foi encontrado morto, numa cova rasa, com sinais de estrangulamento, tortura, lesões a bala e faca. A mãe da menina contou que o padrasto levou Liliane para tomar banho, mas a menina passou a chorar com forte sangramento na vagina e hematomas pelo corpo. Ela morreu durante o atendimento no hospital, devido à gravidade das lesões. Lá foi confirmado o estupro.
> 10 de abril – Um menino de 11 anos foi executado, em Fortaleza, em decorrência de uma suposta ação de traficantes de drogas. Segundo dados colhidos com a própria família, a criança assassinada, Francisco Jair Silva de Oliveira, o Lourinho, era utilizado como ?avião? pelos traficantes, e foi morto com um tiro de revólver na cabeça, na noite do dia 7 de abril, na Barra do Ceará. O menino ainda foi levado para o Frotinha de Antônio Bezerra, onde chegou sem vida. Ele foi atingida na altura da testa.
> 28 de julho – Uma menina de dois anos foi morta com um tiro de revólver na testa, na noite do dia 26 de julho, no município do Crato, na Região do Cariri, a 588 quilômetros de Fortaleza. Ela estava na sua residência, no sítio Cobras, deitada num colchão, quando chegaram quatro homens à procura do pai dela. Eles entraram depois que arrombaram a porta. Era um ajuste de contas. Segundo apurou a Policia, o homem era suspeito de furtar um motor de abastecimento d?água de uma residência vizinha. Os assassinos estariam a serviço do dono do motor, conforme as investigações.
FONTE: IJF e Banco de Dados do O POVO
2 voto(s)
Dê sua nota clicando nas estrelas
Leia mais sobre esse assunto
6 casos de maus tratos por mês
| Compartilhe