Conteúdo da Notícia

Projetos da área administrativa do TJCE são destaque no “Judiciário em Evidência”

Projetos da área administrativa do TJCE são destaque no “Judiciário em Evidência”

Ouvir: Projetos da área administrativa do TJCE são destaque no “Judiciário em Evidência”

O “Judiciário em Evidência” desta semana traz entrevista com o superintendente administrativo do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Luis Eduardo de Menezes, que fala sobre os projetos na área. O programa será exibido neste sábado (29/04), às 14h30, na TV O Povo, e às 18h30, na TV Assembleia, e segunda-feira (1º/05), às 14h30, na TV Fortaleza.
O entrevistado explica que a Superintendência Administrativa, criada este ano, veio para melhorar a gestão do TJCE, desburocratizando alguns procedimentos. Atualmente, os secretários de Finanças; Tecnologia; Administração e Infraestrutura; Gestão de Pessoas; e Planejamento e Gestão despacham com o superintendente, e não apenas com o presidente do Tribunal, como acontecia antes.
Segundo Luis Eduardo, isso permite que o desembargador Gladyson Pontes se dedique mais às relações com seus pares e com representantes dos poderes Executivo e Legislativo, por exemplo. Ele ressalta a importância do Comitê Executivo para o acompanhamento das ações do TJCE.
Também salienta que há um esforço para, em meio à dificuldade financeira, aumentar a receita, reduzir a despesa e tocar projetos. Uma das iniciativas é para viabilizar a virtualização de processos em todo o Interior.
Outro destaque é a construção de novos fóruns para substituir os que estão localizados em prédios vizinhos ou anexos a agências bancárias. Russas e Itapajé deverão ter obras concluídas em 2018. Já os fóruns de Santa Quitéria, Independência e Iracema vão ficar prontos até o final deste ano.
O superintendente ainda fala sobre o leilão de bens considerados inservíveis para a atividade pública, incluindo veículos oficiais em desuso, que será realizado no dia 12 de maio. Podem participar qualquer pessoa física capaz, portando documento de identidade e CPF, e pessoa jurídica legalmente estabelecida. Os lances poderão ser feitos com antecedência de 48 horas no site www.willianleiloes.com.br.
O “Judiciário em Evidência” também traz reportagem sobre curso preparatório psicossocial e jurídico para interessados em adotar. O treinamento, que é obrigatório, é oferecido a cada dois meses pela Coordenadoria da Infância e Juventude de Fortaleza. Tem ainda matéria sobre as mudanças nas regras para a entrada e permanência de crianças e adolescentes em cinemas, teatros, circos e outros lugares de entretenimento.
Outro destaque é a mesa-redonda “Meio Ambiente em Foco”, promovida pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). O evento, ocorrido no dia 20 de abril, fez parte da programação do Curso de Formação Inicial de Magistrados e foi aberto à comunidade.
E tem a ação promovida pelo Judiciário cearense para comemorar o Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril. O objetivo foi alertar servidores do TJCE e do Fórum Clóvis Beviláqua sobre os cuidados com esse importante instrumento de comunicação.
CANAIS
TV Assembleia – canal 31.1 digital e 30 analógico
TV O Povo – canal 48 aberto
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.