Conteúdo da Notícia

Justiça realiza audiência nesta terça-feira sobre assassinato de estudante em topic

Ouvir: Justiça realiza audiência nesta terça-feira sobre assassinato de estudante em topic

02.05.2011
A 5ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua realiza nesta terça-feira (03), às 9 horas, audiência de instrução do processo que investiga a morte do universitário Antônio Neilton Farias de Abreu, assassinado durante troca de tiros entre policiais e assaltantes em uma topic, no dia 12 de junho de 2007.
Na audiência, devem ser ouvidas quatro testemunhas indicadas pelo defensor público Luís Átila Holanda Bezerra, além do policial militar Francisco das Chagas Tenório, acusado de ser autor do tiro que atingiu o estudante. Também vão depor Fábio Sousa Lima, Francisco Daniel Duarte e Lydenyson Machado de Sousa, denunciados como envolvidos no assalto. A sessão será presidida pela juíza titular da 5ª Vara do Júri, Valência Aquino.
O crime
De acordo com a denúncia, o universitário estava em uma topic, por volta das 20 horas, trafegando pela avenida Antônio Sales, nas proximidades da Praça da Imprensa, bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, quando foi anunciado o assalto.
A acusação afirma que, no decorrer do trajeto, os assaltantes subtraíram diversos pertences dos passageiros e desviaram a rota do transporte. O condutor de outra topic percebeu a movimentação e avisou a dois policiais sobre o assalto, que solicitaram reforço e iniciaram a perseguição.
Com o objetivo de parar a Topic, os militares jogaram as motos no caminho do veículo, provocando colisão. Em seguida, iniciou-se troca de tiros entre assaltantes e policiais. O universitário foi atingido por um tiro que, segundo a perícia, foi disparado por Francisco das Chagas Tenório.
A defesa do policial contesta o laudo e alega estrito cumprimento do dever legal para solicitar a absolvição sumária do réu. Ele aguarda o julgamento em liberdade.
O policial militar responde por homicídio simples e os demais réus por roubo qualificado com concurso de pessoas e emprego de arma.
Fonte: TJCE