Conteúdo da Notícia

Juízes tomam posse no cargo de  desembargador do Tribunal de Justiça

Juízes tomam posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça

Ouvir: Juízes tomam posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) empossou na tarde desta sexta-feira (26/07) os juízes Raimundo Nonato Silva Santos e Lisete de Sousa Gadelha no cargo de desembargador. Eles foram eleitos, respectivamente, por merecimento e antiguidade, em sessão realizada no dia 28 de junho.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, familiares e amigos dos novos integrantes do Tribunal Pleno. A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido.

O chefe do Judiciário destacou que o ingresso dos magistrados deixa a Corte mais perto de completar o colegiado de 43 desembargadores. “A nossa urgência é justamente essa, de recompor o Tribunal na sua totalidade. Os dois novos colegas chegam com uma bagagem de muita experiência na magistratura e engajados com esse nosso trabalho de engrandecer o Poder Judiciário”.

O desembargador Teodoro Silva Santos saudou, em nome do Pleno do TJCE, a ascensão dos juízes ao 2º Grau. Destacou a simplicidade dos novos colegas, entre eles, seu irmão, e os definiu como “probos, competentes, trabalhadores, amantes da Justiça”. Também ressaltou que a democracia não mais tolera uma postura omissa e passiva do Judiciário. “Com a transformação social de uma sociedade moderna, que cumpre um papel social, este deixou de ser um Poder àdistância da realidade social para tornar-se um efetivo partícipe da construção dos destinos da sociedade e do país”.

No discurso, Lisete de Sousa Gadelha, cuja ascensão é decorrente da aposentadoria do desembargador José Arísio Lopes da Costa, ocorrida no último dia 17 de maio, destacou a importância de Auri Moura Costa, primeira desembargadora nomeada para o TJCE, para a representação feminina no Judiciário do estado. Falou também que, em suas decisões, permanecerá com “análise sistêmica dos ordenamentos, em convencimento das provas carreadas, em busca do íntegro e do certo desenrolar”.

Raimundo Nonato Silva Santos assumiu a vaga deixada com a aposentadoria do desembargador Ademar Mendes Bezerra, em 25 de abril deste ano. Para o magistrado, o ingresso no TJCE é fruto do reconhecimento pelos 21 anos dedicados à judicatura. Ele disse que continuará se empenhando no novo cargo. “Deixo agora de ser juiz monocrático para compor e julgar num colegiado e o farei com a distinção que a dignidade do cargo e do povo me exigem”. Emocionado, o novo desembargador homenageou a mãe e “heroína”, Alaíde Silva Santos, e o irmão, agora colega de Corte, por quem afirmou ter profundo respeito e admiração.

Com a ascensão dos juízes, faltam apenas duas vagas a serem preenchidas no Tribunal de Justiça. Uma será ocupada pelo advogado Paulo Airton Albuquerque Filho. Ele foi nomeado pelo governador Cid Gomes para a vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), pelo critério do quinto constitucional, e tomará posse no próximo dia 8 de agosto.

A outra será preenchida por juiz até o final de agosto. O novo magistrado será eleito para a vaga do desembargador João Byron de Figueiredo Frota, aposentado em junho deste ano.

Entre as autoridades presentes estavam o governador do Ceará, Cid Gomes; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o procurador-geral de Justiça do Ceará, Ricardo Machado; a defensora pública Geral do Estado, Andréa Coelho; o deputado estadual José Albuquerque; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza em exercício, José do Carmo Gondim; e o ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra. Também participaram o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Valdetário Monteiro; e a secretária-geral do TJCE, Chrystianne Sobral.