Conteúdo da Notícia

Juízes Mário Parente e Edna Martins são eleitos desembargadores

Ouvir: Juízes Mário Parente e Edna Martins são eleitos desembargadores

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegeu os juízes Mário Parente Teófilo Neto e Maria Edna Martins para o cargo de desembargador. A sessão, realizada nesta sexta-feira (1º/11), foi presidida pelo chefe do Poder Judiciário, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido.

Mário Parente Teófilo Neto, titular da 10ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, foi eleito pelo critério de merecimento, obtendo 86,53 votos. O magistrado assumirá a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador João Byron de Figueiredo Frota, ocorrida no dia 20 de junho deste ano.

“Após 21 anos dedicados à magistratura, assumiremos o desafio de compor o colegiado de 2º Grau. Vamos somar com os colegas, aprender e contribuir e, sobretudo, engrandecer o Poder Judiciário na missão de oferecer Justiça à sociedade cearense”, destacou o magistrado eleito.

Maria Edna Martins, titular da 6ª Vara de Família da Capital, já atuando como desembargadora convocada desde o dia 26 de agosto deste ano, foi eleita, por aclamação, pelo critério de antiguidade. A magistrada assumirá o cargo em virtude da aposentadoria do desembargador Manoel Cefas Fonteles Tomaz, em 20 de setembro deste ano.

“Tenho as melhores expectativas de integrar o Tribunal. Estou satisfeita, sem vaidades, no desejo de chegar ao 2º Grau da Justiça, vontade maior de todo juiz. Continuarei o trabalho, iniciado há 29 anos, de dedicação à magistratura cearense”, disse.

O desembargador Gerardo Brígido destacou que “o Tribunal de Justiça está de parabéns. São excelentes juízes que engrandecerão a Justiça cearense”.

PERFIS

MÁRIO PARENTE TEÓFILO NETO – Nasceu em Fortaleza em 4 de abril de 1965. É filho de Francisco Walter Leite Teófilo e Maria Aparecida Carvalho Teófilo, e casado com Maria Irles Antero Braga Teófilo.

Foi nomeado juiz substituto dia 27 de março de 1992, assumindo no dia 1º de abril do mesmo ano a titularidade da Vara Única da Comarca de Ubajara, distante 329 km de Fortaleza. Em maio de 1993, foi promovido, pelo critério de merecimento, para Juiz Zonal da Comarca de Crateús.

Também por merecimento, Mário Parante obteve a promoção,em setembro de 1994, para titular da 5ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza. Em janeiro de 1997, o magistrado assumiu a 10ª unidade do JECC.

MARIA EDNA MARTINS – Nasceu em Fortaleza no dia 17 de fevereiro de 1956. É filha de Francisco José Martins e Zilma Landim Martins. Ingressou na magistratura em 25 de junho de 1984 como juíza substituta da Vara Única da Comarca de Guaraciaba do Norte.

Pelo critério de antiguidade, foi promovida, em outubro de 1990, para a Comarca de Redenção. Pelo mesmo critério, foi promovida para o Crato em dezembro de 1991. Em seguida, assumiu a titularidade da 1ª Vara da Maranguape. Pelo critério de merecimento, obteve promoção para 6ª Vara de Família em janeiro de 1994.