Conteúdo da Notícia

Juízes encerram ciclo de encontros com autores de violência doméstica

Juízes encerram ciclo de encontros com autores de violência doméstica

Ouvir: Juízes encerram ciclo de encontros com autores de violência doméstica

O Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica contra a Mulher (Nuah), ligado à Vara de Penas Alternativas da Comarca de Fortaleza, concluiu, nesta quarta-feira (03/10), mais um ciclo de encontros com infratores da Lei Maria da Penha. O encerramento contou com a presença dos titulares da 2ª e 3ª Varas de Execução Penal, juízes Luciana Teixeira de Souza e Cézar Belmino Barbosa Evangelista, respectivamente.

Os magistrados manifestaram apoio ao projeto e incentivaram os participantes a aproveitar a oportunidade de recomeçar. “Aceitem a ajuda que está sendo oferecida e acreditem que é possível mudar. De toda dor, é possível obter algum aprendizado e extrair algo positivo”, disse o juiz Cézar Belmino aos infratores, que atualmente estão em liberdade provisória e são encaminhados ao projeto pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Durante o encontro, realizado no Fórum Clóvis Beviláqua, os participantes relataram o que aprenderam no projeto. Preso por agredir a esposa, R.Q.O. disse ter sido importante receber esclarecimentos sobre a lei, fazendo-o pensar sobre suas atitudes. “Não vou cometer mais os mesmos erros. A partir de agora, quero ter outra vida e nunca mais voltar para a cadeia”, afirmou.

O pastor Nelson Massambani, coordenador do projeto Celebrando Restauração, voltado à recuperação de dependentes químicos, também compareceu ao evento. Ele ressaltou que o uso de álcool e drogas está diretamente associado à violência e aos conflitos familiares. Ele orientou os participantes que estão nessa condição a procurar as diversas redes de apoio médico e psicológico, como Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Centros de Atenção Psicossocial – Álcool Drogas (CAPS AD), entre outros.

O Nuah é desenvolvido por meio de convênio com o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará, buscando a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica, por meio da sensibilização dos agressores.