Conteúdo da Notícia

Juizado e Federação promovem Lei Maria da Penha durante clássico de futebol

Ouvir: Juizado e Federação promovem Lei Maria da Penha durante clássico de futebol

27.01.10
O guia prático sobre a Lei Maria da Penha, com orientações destinadas aos homens, será divulgado neste domingo (31/01), durante o primeiro clássico-rei do ano, no Estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão. Antes do início da partida entre os dois maiores clubes do Estado, pelo Campeonato Cearense de Futebol, será exibida a faixa ?Violência contra a Mulher é crime?.
Além disso, os jogadores de Ceará e Fortaleza entrarão em campo vestindo a camisa que divulga o guia, que tem como slogan ?Homens ? Este é o verdadeiro gol de placa: Não Violência à Mulher?. Depois da mobilização, as camisas serão arremessadas para as torcidas.
A ação é fruto da parceria entre o Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e da Federação Cearense de Futebol (FCF), firmada pela juíza Fátima Maria Rosa Mendonça, e pelo presidente da FCF, Mauro Carmélio, na semana passada. Ficou decidido que o guia prático será divulgado durante os jogos da 1ª e 2ª divisões do Campeonato Cearense de Futebol.
O guia, elaborado pela juíza Rosa Mendonça, com a colaboração da psicopedagoga Raieliza Camelo Maia Lôbo e da advogada Aline Monteiro de Freitas Menezes, foi lançado no último dia 14 de janeiro. O texto utilizado tem jargões do futebol para facilitar a compreensão dos termos jurídicos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006).
Segundo a juíza Rosa Mendonça, idealizadora do projeto, o objetivo é divulgar e prevenir a violência contra a mulher, através da conscientização e da abordagem aos homens. ?Queremos atrair a atenção do homem, principalmente torcedores, através de sua paixão pelo futebol?, enfatiza.
O Juizado da Mulher recebe mensalmente cerca de 450 processos. O número é considerado absurdo pela juíza Rosa Mendonça. Para ela, a violência contra o sexo feminino ?acontece em todas as classes sociais?. A magistrada considera ainda que a Lei Maria da Penha ?tem um caráter social muito grande e não é apenas punitiva: tem a parte de educação e prevenção, que os homens precisam conhecer?, esclarece.
Fonte: TJ/Ceará