Conteúdo da Notícia

Juizado da Mulher terá unidade em complexo que atenderá mulheres vítimas de violência

Juizado da Mulher terá unidade em complexo que atenderá mulheres vítimas de violência

Ouvir: Juizado da Mulher terá unidade em complexo que atenderá mulheres vítimas de violência

O Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza contará com uma extensão dentro da Casa da Mulher Brasileira – complexo de atendimento à mulher vítima de violência que reunirá várias entidades que atuam na área. O funcionamento da nova unidade do Juizado foi discutido em reunião na Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, nesta terça-feira (31/05).
“Será dado atendimento integral à mulher em um único local, evitando que ela se desloque para outros locais”, explicou a titular do Juizado, juíza Rosa Mendonça. “A iniciativa terá todo o apoio do Poder Judiciário, que providenciará recursos humanos necessários ao pleno funcionamento da nova unidade do Juizado, de forma a colaborar com a centralização dos serviços em prol da mulher vítima de violência”, ressaltou o diretor do Fórum, juiz José Maria dos Santos Sales.
Também participaram da reunião gestores da Diretoria do Fórum: secretário executivo Wilton Bessa; o diretor administrativo Itiberê Amaral; o diretor do Departamento de Informática, Leandro Taddeo, e o assessor jurídico Luiz Eliesio Silva. Do Juizado compareceram ainda a diretora de Secretaria, Aline Monteiro, e a psicopedagoga Raieliza Lôbo.
CASA DA MULHER
Situada no bairro Couto Fernandes, na Capital, a Casa da Mulher Brasileira tem previsão de inauguração para agosto próximo. A iniciativa faz parte do programa do Governo Federal “Mulher, Viver sem Violência”, que está instalando casas, de atendimento à mulher vítima de violência, em todo o Brasil.
Além do Juizado, o complexo de Fortaleza contará com Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia de Defesa da Mulher e Centros de Referência de Atendimento à Mulher (municipal e estadual). Haverá ainda uma Casa de Passagem, onde “a mulher que estiver correndo risco de violência doméstica ficará abrigada provisoriamente, inclusive com os filhos, enquanto a Justiça e a Polícia tomam providências”, informou a juíza Rosa Mendonça.