Conteúdo da Notícia

Juizado da Mulher promove palestra para 200 marinheiros nesta segunda-feira

Ouvir: Juizado da Mulher promove palestra para 200 marinheiros nesta segunda-feira

O Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Fortaleza realiza, na próxima segunda-feira (06/12), palestra direcionada a 200 marinheiros para esclarecer sobre a Lei Maria da Penha. O evento faz parte das ações pelo Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
A palestra será às 10h30 na Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, parceira do Juizado. ?Mobilizar os homens para a formação da cultura de paz e enfrentamento da violência contra a mulher á finalidade dessa ação?, esclarece a juíza Rosa Mendonça, titular da unidade judiciária.
O dia 6 de dezembro tem importante significado na luta para a erradicação da violência contra a mulher. Nessa data, em 1989, Marc Lepine invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá. Ele ordenou que os homens (aproximadamente 48) se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres e gritou: ?vocês são todas feministas!??, Marc Lepine atirou enfurecidamente, assassinando 14 mulheres, à queima roupa. Em seguida, praticou o suicídio.
O rapaz deixou uma carta afirmando que havia cometido os crimes porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, curso tradicionalmente dirigido ao público masculino. As mortes chocaram e mobilizaram a sociedade, e um grupo de homens canadenses se organizou e lançou a primeira Campanha do Laço Branco.
Integrante dessa Campanha, o Juizado da Mulher de Fortaleza promoverá, além da palestra, outras atividades, como distribuição de material educativo sobre a Lei Maria da Penha nos terminais de ônibus e praças públicas neste sábado (04/12). A ação será na praça José de Alencar, das 9h às 12h. ?A Justiça não é apenas punitiva, mas preventiva. É nesse sentido que o nosso lema é levar ao conhecimento da sociedade e, especialmente, às mulheres que os seus direitos são assegurados por lei?, afirma Rosa Mendonça.