Conteúdo da Notícia

Juizado da Mulher participa de seminário para debater alcoolismo e violência doméstica

Ouvir: Juizado da Mulher participa de seminário para debater alcoolismo e violência doméstica

A equipe do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Fortaleza participa, nesta quinta-feira (27/06), de seminário promovido pelos Alcoólicos Anônimos (A.A.). O encontro comemora os 45 anos do A.A. no Estado do Ceará e tem como objetivo debater a instituição sob a visão da Justiça, psiquiatria e psicologia.

Na ocasião, também serão abordados os fundamentos do programa de recuperação do A.A. O evento será realizado no Hotel Oásis Atlântico, na Capital, das 9h às 13h. Às 9h30, a juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado, proferirá palestra com o tema “Alcoolismo sob o ponto de vista da Justiça”.

Segundo a magistrada, o álcool pode funcionar como combustível da violência doméstica, mas não é a única causa, e o alcoólatra não deve ser estigmatizado.

PARCERIA

A parceria do Juizado da Mulher com os Alcoólicos Anônimos teve início em 2008. Desde então, foram realizados cerca de 2.500 encaminhamentos. Do total de pessoas encaminhadas, 10% tornaram-se membros do A.A.

Outra ação do Juizado é a realização de audiências anuais para alertar aos faltosos sobre a importância da frequência satisfatória nas reuniões. Todas as quintas-feiras, voluntários do A.A. também promovem vivências com os presos do regime provisório, na sede do Juizado.