Conteúdo da Notícia

Juiz Edísio Meira Neto defende Estatuto da Criança e do Adolescente durante palestra para estudantes

Juiz Edísio Meira Neto defende Estatuto da Criança e do Adolescente durante palestra para estudantes

Ouvir: Juiz Edísio Meira Neto defende Estatuto da Criança e do Adolescente durante palestra para estudantes

O juiz Edísio Meira Tejo Neto, auxiliar da Vara da Infância e da Juventude de Maracanaú, proferiu, nesta quinta-feira (17/05), palestra para alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado do Pará, no bairro Alto da Balança, em Fortaleza. A iniciativa faz parte do programa “Justiça e Cidadania”, que tem a finalidade de aproximar o Poder Judiciário da sociedade.

O magistrado debateu o tema “Infância, Juventude e Cidadania”. Durante o evento, respondeu às perguntas dos estudantes, esclarecendo, principalmente, dúvidas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “A legislação brasileira nesse sentido serve de exemplo para outros países”, destacou.

De acordo com o juiz, é preciso que os jovens construam uma consciência cidadã a cada dia. Devem ainda despertar para as questões políticas, ficando atentos à escolha dos candidatos nas eleições deste ano.

A aluna Vanêssa de Araújo Silva, do 2º ano do Ensino Médio, considerou a palestra importante. A diretora da instituição, Maria do Socorro Dias Monteiro, ressaltou que o programa é fundamental para despertar nos estudantes uma maior consciência sobre seus direitos e deveres. “A iniciativa traz informações muito importantes para todos nós”.

O “Justiça e Cidadania” foi instituído por meio da Resolução nº 05/2011, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). É coordenado pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) e está alinhado à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de um projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário”.