Conteúdo da Notícia

Juiz determina que vagas de estacionamento na Beira Mar não sejam usadas por ambulantes

Juiz determina que vagas de estacionamento na Beira Mar não sejam usadas por ambulantes

Ouvir: Juiz determina que vagas de estacionamento na Beira Mar não sejam usadas por ambulantes

O Município de Fortaleza e a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) devem adotar medidas para que as vagas de estacionamento na avenida Beira Mar, na Capital, não sejam utilizadas por vendedores ambulantes. A decisão, do juiz Marcelo Roseno de Oliveira, diz respeito ao trecho entre as ruas João Cordeiro e Ildefonso Albano.

O magistrado, que responde pela 4ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua, deu prazo de cinco dias para o cumprimento da medida. Também fixou multa diária de R$ 5 mil para cada dia de descumprimento e ressalvou a possibilidade de o Município disponibilizar local próprio para acomodar os comerciantes.

A ação ordinária com pedido de antecipação de tutela (nº 0035839-27.2012.8.06.0001) foi movida, no dia 6 de setembro, pelo Condomínio Iracema Praia Park I. Segundo os autos, em virtude da revitalização da Praia de Iracema, ambulantes passaram a utilizar, sem autorização, vagas de estacionamento para comercializar alimentos e bebidas. Além disso, pernoitavam na área, ocupavam calçadas com mesas e cadeiras e manuseavam botijões de gás, pondo em risco a saúde pública.

O Município de Fortaleza alegou ilegitimidade do autor [condomínio] afirmando que a preservação e fiscalização dos referidos bens públicos cabem à Prefeitura. Sustentou ainda não haver omissão quanto à fiscalização da área. Já a AMC disse que não deveria ser parte no processo por não ter competência para retirar vendedores irregulares de logradouros públicos.

Os argumentos do Município e da AMC não foram acatados pelo juiz Marcelo Roseno. De acordo com o magistrado, o fato de os bens serem de uso comum não afasta que condôminos apontem omissão do poder público e cobrem adoção de providências. “Os elementos probatórios que instruem a demanda revelam nitidamente a omissão dos promovidos quanto à fiscalização e polícia do espaço urbano”, afirmou. A decisão foi publicada do Diário da Justiça Eletrônico dessa terça-feira (07/11).