Conteúdo da Notícia

Juiz de direito implanta escolinha de futebol em Mombaça

Ouvir: Juiz de direito implanta escolinha de futebol em Mombaça

22.01.10
No Município de Mombaça (296,1 Km de Fortaleza), um projeto social mobiliza a população e aproxima 120 crianças, de 8 a 14 anos, do esporte. Trata-se da Escolinha de Futebol, projeto coordenado pelo ex-atleta e Juiz de Direito Neuter Marques Dantas Neto. O magistrado está à frente da Escolinha que tem movimentado o cotidiano dos jovens da cidade não só pelo envolvimento com o futebol como também pelas noções de cidadania despertadas na prática do esporte. ?Quando um garoto deste se envolve em uma atividade de grupo ele aprende um senso de comunidade, de trabalho em grupo, de disciplina etc. O ganho e o aprendizado vão muito além da técnica esportiva em si?, afirma Neuter.
O magistrado, aliás, já tem experiência com projetos sociais ligados ao esporte. Em 2005, quando foi juiz na comarca da Acaraú, iniciou uma escolinha de futebol na cidade que chegou a contar com a participação de 450 crianças. ?Quando saí de lá, 450 crianças estavam inscritas no projeto que não terminou com a minha saída, pois foi encampado pela prefeitura?, conta, com orgulho.
E não é para menos, a satisfação de acompanhar a melhora na qualidade de vida de centenas de crianças de uma pequena cidade do interior do Ceará, é o que motiva o magistrado a seguir seu trabalho frente às escolinhas. ?A resposta na qualidade de vida das crianças é imediata. Muitos pais me relatam sobre a melhora no convívio familiar e no rendimento escolar delas?, afirma.
Para Neuter, um dos principais benefícios do projeto junto às crianças é o trabalho voltado para os conceitos de disciplina, cumprimento de obrigações e trabalho em grupo. Isso, sem falar na opção de lazer que o futebol acaba se tornando. ?O esporte acaba mexendo com o imaginário dessas crianças, que sonham um dia ser um Kaká, um Ronaldinho… Inclusive, já tivemos casos de atletas da escolinha de Acaraú que participaram dos testes do Fortaleza (Esporte Clube)?.
Em Mombaça, a prefeitura disponibilizou um campo de futebol com infra-estrutura básica e dois treinadores. Neuter entrou com os coletes, bolas e cones. As demais necessidades são sanadas com as constantes doações dos populares. ?Os comerciantes, quando veem que a coisa é séria e não há conotação política, começam a ajudar. Agora mesmo recebemos 30 pares de chuteiras?.
A Escolinha de Futebol funciona em dois turnos: pela manhã, de 7:30 às 9hs e pela tarde, de 16 às 18hs. No período de férias é quando acontecem os campeonatos. Neuter explica que para participar da Escolinha a única exigência é estar frequentando a escola e ter boas notas. Uma vez dentro do projeto, as crianças têm acompanhamento médico, muitas vezes, pela primeira vez na vida. No caso de detecção de doenças como anemia ou desnutrição, ocorre o encaminhamento para tratamento.
Na condução do projeto, o magistrado Neuter Dantas conta ainda com o apoio do seu pai, o senhor João Bosco, que foi jogador profissional, tendo passado por equipes como o Ferroviário e a Tuna Luso do Pará. João, agora, empresta um pouco da sua experiência aos atletas mirins e ajuda o filho na coordenação da Escolinha que, em Mombaça, a exemplo de Acaraú, vem ajudando crianças a superar as dificuldades e marcar gols, nos campos e na vida.
Fonte: Site da ACM