Conteúdo da Notícia

Juazeiro do Norte: Salviano e Arnon articulam candidatura para 2012

Ouvir: Juazeiro do Norte: Salviano e Arnon articulam candidatura para 2012

07.02.2011 política
Os deputados federais Manoel Salviano (PSDB) e José Arnon Bezerra, presidente estadual do PTB, têm projeto de disputar a Prefeitura de Juazeiro do Norte, nas eleições de outubro do ano que vem. Os dois vão trabalhar juntos, mas somente um será candidato ao cargo, como admitiu o parlamentar tucano ao jornal O Estado, antes de embarcar para Brasília, onde toma posse hoje para mais um mandato na Câmara.
Segundo Salviano, que foi duas vezes prefeito de Juazeiro (1983 a 1988 e 1993 a 1996), qualquer um dos dois pode sair candidato, mas a definição será em cima daquele que tiver mais apelo eleitoral conferido em pesquisas que serão feitas no decorrer da campanha. O tucano informa que já há um acordo entre ele e Arnon para que apenas um saia candidato à sucessão do prefeito Manoel Santana (PT), fragilizado por denúncias de corrupção e hostilizado por parte dos vereadores.
?Eu sempre tenho feito política no Ceará com o deputado José Arnon e agora isso está mais forte ainda, porque estamos pensando numa candidatura à chefia de Juazeiro e para ganhar a eleição, nós temos que estar unidos desde já?, declara Salviano, que não esconde o desejo de ser novamente prefeito de Juazeiro, embora assegure que não está ?obcecado pela idéia?.
Salviano não quis avaliar a administração do prefeito Manoel Santana. ?Quem vai fazer essa avaliação é o eleitorado juazeirense?. O tucano também não quis comentar o possível entendimento havido, recentemente, entre o prefeito Manoel Santana e o presidente da Câmara de Juazeiro, José de Amélia.
TRÉGUA
No último dia 10, Santana foi deposto do cargo, acusado de improbidade administrativa. Segundo José de Amélia, o petista teria manuseado indevidamente licitações, além de superfaturar obras para construção de 18 escolas e creches. Um dia depois de ter sido cassado, por 12 votos a um, Santana foi reconduzido à função por determinação do presidente do TJ (Tribunal de Justiça) cearense, desembargador Ernani Barreira.
No início da semana passada, Santana e Amélia se reuniram em Fortaleza, por intermédio da prefeita Luizianne Lins, presidente do PT cearense, e do deputado federal José Guimarães (PT), para esfriar o clima político de Juazeiro. Ao que parece, houve acordo de trégua entre o prefeito e o presidente da Câmara de Juazeiro. (informações de Tarcísio Colares).