Conteúdo da Notícia

Informações para auxiliar magistrados em demandas de saúde estão disponíveis no site do TJCE

Informações para auxiliar magistrados em demandas de saúde estão disponíveis no site do TJCE

Ouvir: Informações para auxiliar magistrados em demandas de saúde estão disponíveis no site do TJCE

O Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (NAT-JUS) disponibiliza, por meio do site do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), informações para auxiliar magistrados em demandas da área de saúde. Lá, é possível ter acesso a legislações, relatórios médicos, sentenças e decisões sobre saúde pública e suplementar.
O endereço eletrônico também oferece jurisprudências dos tribunais superiores sobre o assunto, e o acesso direto a sites de pesquisa, como do Conselho Nacional de Justiça, e das Agências Nacional de Vigilância Sanitária e Nacional de Saúde Suplementar, entre outros. Para acessar as informações basta clicar neste link.
O objetivo é auxiliar a instrução e o julgamento de ações relacionadas à saúde, tais como o fornecimento de medicamentos, tratamentos médicos, e outros, assegurando maior eficiência técnica na solução das demandas judiciais.
Além disso, o grupo também disponibiliza o correio eletrônico nat.ceará@tjce.jus.br, onde o juiz pode fazer indagações aos profissionais de saúde sobre assuntos médicos.
NAT-JUS
O grupo foi criado em novembro de 2016, por meio de acordo de cooperação entre Tribunal de Justiça do Ceará, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e o Hospital Universitário Walter Cantídio (representando a União) para auxiliar magistrados no julgamento de processos de saúde.
Tem a função de elaborar respostas técnicas para casos que demandem informação qualificada imediata, sobre os quais não haja suficiente levantamento bibliográfico. Também é responsável por desenvolver notas técnicas em casos complexos que demandem revisão bibliográfica, análise do cenário, informações sobre o custo, recomendação sobre os riscos e benefícios da liberação ou não da tecnologia alheia ao protocolo do Sistema Único de Saúde (SUS).
ANS
A Agência Nacional de Saúde (ANS) disponibilizou o e-mail nucleo.ce@ans.gov.br para que magistrados da Justiça cearense possam tirar dúvidas e realizar consultas sobre saúde suplementar.
O correio eletrônico está disponível pelo período de 90 dias a contar do dia 21 de fevereiro deste ano, data em que foi enviada, via malote digital, comunicação oficial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para as unidades judiciárias.
A ANS terá o prazo de cinco dias úteis para responder a solicitação. Este prazo poderá ser estendido a pedido da Agência nos casos em que a resposta demandar estudo aprofundado e/ou consulta ao setor técnico do Núcleo Central da Agência Nacional de Saúde, no Rio de Janeiro (RJ).
Durante o período de uso do e-mail, a ANS verificará a possibilidade de manter o atendimento através da ferramenta. Em caso positivo, o sistema permanecerá vigente após nova comunicação.
A criação do canal de comunicação é uma das medidas tomadas após a assinatura convênio de cooperação técnica firmado entre Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a agência reguladora em setembro de 2017.