Conteúdo da Notícia

Grupo de Auxílio reforça pesquisas de antecedentes para Vara de Audiências de Custódia

Grupo de Auxílio reforça pesquisas de antecedentes para Vara de Audiências de Custódia

Ouvir: Grupo de Auxílio reforça pesquisas de antecedentes para Vara de Audiências de Custódia

O Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais de Fortaleza (GARC) disponibilizou 23 servidores para pesquisarem antecedentes criminais junto à Central de Apoio à Área Criminal (CIAAC). O objetivo é agilizar os trabalhos da Vara Única de Audiências de Custódia da Capital. Com duração de dois dias, a ação foi iniciada nesta quinta-feira (11/02). Serão pesquisados, no período, dados referentes a cerca de 150 autos de prisão.
Segundo a coordenadora do GARC, juíza Adayde Monteiro Pimentel, a atuação do Grupo é necessária por conta dos autos de prisão ocorridos no Carnaval. A magistrada ressalta ainda que o reforço viabilizará o mutirão de audiências de custódia, que ocorrerá de 15 de fevereiro a quatro de março próximos.
A coordenadora da CIAAC, Noélia Rezende, explica que a iniciativa é fundamental porque, “a partir das pesquisas de antecedentes criminais, é que são marcadas as audiências de custódia”.
Esta é a segunda atuação do GARC junto à CIACC. Nos últimos dias 21 e 22, a equipe realizou pesquisas de antecedentes criminais relacionadas a 123 autos de prisão. Antes dos trabalhos, os servidores do GARC foram treinados sobre como pesquisar antecedentes utilizando os Sistemas de Automação da Justiça (SAJ) de Primeiro Grau e de Segundo Grau, além do Sistema Processual (SPROC).