Conteúdo da Notícia

Fórum conta com salas exclusivas para realização de audiências

Fórum conta com salas exclusivas para realização de audiências

Ouvir: Fórum conta com salas exclusivas para realização de audiências

O Fórum Clóvis Beviláqua conta com 45 salas de audiência instaladas fora das secretarias das varas. O objetivo é proporcionar um ambiente exclusivo que concentre as atividades, evitando interrupções e interferências.

O diretor Executivo de Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio do Fórum, Itiberê Amaral Bastos, explica que o espaço voltado unicamente para audiências traz vantagens também aos servidores que prestam serviços nas secretarias das varas. “Livres de toda a movimentação inerente às audiências, em razão do fluxo de pessoas, eles ficam concentrados apenas no auxílio ao magistrado, no que diz respeito à produção jurídica, e na confecção dos respectivos expedientes”, observa.

Cada ambiente conta com computador e impressora multifuncional. A previsão é que sejam instaladas também webcam, microfones, caixas de som, entre outros equipamentos. “A intenção é que cada sala possua pelo menos três monitores, para permitir o acompanhamento simultâneo do termo de audiência por juiz, promotor, advogados e partes”, explica Itiberê Bastos.

Algumas salas são individuais para cada vara, na seguinte quantidade: Criminais (18), Trânsito (1), Júri (5) e Tráfico de Drogas (2), sendo que nesta última, há outra sala em fase de instalação.

Outras são compartilhadas entre as áreas: Fazenda (5), Execuções Fiscais (2), Registros Públicos (1), Recuperação de Empresas e Falências (1), Cíveis (10).
As dez salas da área cível são utilizadas pelas unidades com acervo processual integralmente digitalizado (10ª, 11ª, 16ª, 17ª, 18ª, 19ª, 20ª, 24ª, 26ª, 27ª, 30ª da 31ª a 39ª). Estão previstas outras nove salas para a área, que serão instaladas à medida que as varas concluam a virtualização.

Os diretores de secretaria das varas que compartilham salas devem reservar eletronicamente os espaços, por meio da Intranet do Fórum. Elas funcionam nos dias úteis, das 8h às 18h. Os horários são organizados a cada 30 minutos. Podem ser reservados mais de um, desde que na mesma sala.