Conteúdo da Notícia

Fórum começa digitalização de processos para criação da Secretaria Única do Júri

Fórum começa digitalização de processos para criação da Secretaria Única do Júri

Ouvir: Fórum começa digitalização de processos para criação da Secretaria Única do Júri

A digitalização dos processos ainda físicos das cinco Varas do Júri de Fortaleza começou nesta segunda-feira (16/11). O trabalho é necessário para implantação da Secretaria Judiciária Única de Primeiro Grau das Varas do Júri, prevista para março de 2016. Segundo cronograma do Núcleo de Digitalização do 1º Grau, serão digitalizados 4.567 ações.
Até a próxima quarta-feira (18/11), deverão ser digitalizados 178 autos da 5ª Vara. De 19 a 27 de novembro, os esforços se concentraram em 918 processos da 2ª Vara. Na sequência, virão 3ª Vara (de 28/11 a 10/12), com 1.104 ações, e 4ª Vara (11/12 a 8/01/2016), que tem 1.160 feitos no acervo. A fase final, voltada para os 1.207 processos da 1ª Vara, será de 11 a 29 de janeiro de 2016.
De acordo com o coordenador o Núcleo, Wallikson Girio, o trabalho é realizado, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas na própria vara. A equipe é composta por quatro servidores do Núcleo, assessorados por um de cada unidade, que ficará responsável em assinar digitalmente as imagens.
Ele explica que, quando se lida com os autos físicos, a etapa inicial é a higienização,. Nesta fase, ocorre o desmonte do processo (com a retirada de grampos e colagens de pequenos documentos) e a verificação do estado e da numeração das páginas.
Depois há a digitalização propriamente dita. A seguir, vem conferência da integridade das imagens, indexação (quando são nomeadas eletronicamente as peças), assinatura digital e, finalmente, importação dos processos para o Sistema de Automação da Justiça (SAJ).
A Secretaria de Judiciária Única é responsável pelos expedientes das varas enquanto os juízes se concentram em elaborar despachos, decisões e sentenças, agilizando assim o trâmite. O Fórum já conta com quatro delas. A pioneira foi da Fazenda Pública, criada em janeiro de 2014. Em outubro passado, foram implantadas duas para as Varas de Família e outra para as Varas de Execução Penal.