Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua terá sala de acolhimento para vítimas de crimes intimadas para audiências

Fórum Clóvis Beviláqua terá sala de acolhimento para vítimas de crimes intimadas para audiências

Ouvir: Fórum Clóvis Beviláqua terá sala de acolhimento para vítimas de crimes intimadas para audiências

A partir da próxima segunda-feira (22/01), o Fórum Clóvis Beviláqua terá uma sala de acolhimento de vítimas em processos criminais que compareçam a audiências. A iniciativa, da Diretoria do Fórum, atende a um pleito da Coordenação da Área Criminal da Comarca de Fortaleza e do Ministério Público do Ceará (MPCE). O assunto foi discutido, na Diretoria do Fórum nessa quarta-feira (17/01), entre gestores da Diretoria, da Área Criminal, do MPCE e do Policiamento e da Gerência de Informática do Fórum.
A juíza coordenadora da Área Criminal, Jacinta Inamar Franco Mota, explicou que a criação da sala se deve a reclamações de que familiares de acusados, réus (quando soltos) e vítimas se misturavam nos corredores do Fórum enquanto aguardavam audiências. “Isso vulnerabilizava a situação das vítimas que, muitas vezes, deixavam de ir, com medo de ficarem de frente com o réu ou de serem reconhecidas”, observou.
Segundo a magistrada, a vítima, ao chegar no Fórum para a uma audiência, se identificará na recepção e, caso queira, será conduzida por um policial até a sala de acolhimento. A secretaria da vara será avisada e, na hora necessária, pedirá que um policial leve a vítima até a audiência. Haverá uma lista com as vítimas intimadas para audiências nas recepções do prédio. A Gerência de Informática do Fórum encaminhará esse levantamento, que será realizado a partir de cadastro no Sistema de Automação da Justiça (SAJ), por parte das varas, de todas as audiências marcadas.