Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua inaugura sala para desenvolvimento ágil de inovações tecnológicas

Fórum Clóvis Beviláqua inaugura sala para desenvolvimento ágil de inovações tecnológicas

Ouvir: Fórum Clóvis Beviláqua inaugura sala para desenvolvimento ágil de inovações tecnológicas

Foi inaugurada, nesta quinta-feira (07/12), a Sala de Inovação da Gerência de Informática do Fórum Clóvis Beviláqua. O espaço vai concentrar e integrar as atividades de desenvolvimento de sistemas e ferramentas tecnológicas, complementares ao Sistema de Automação da Justiça (SAJ), com o objetivo de aprimorar a gestão e o manuseio dos processos judiciais eletrônicos, bem como dos diversos processos e serviços administrativos do Fórum.
No novo espaço será utilizada a tecnologia “Ruby on Rails”, que torna mais fácil e ágil o desenvolvimento, a implantação e a manutenção de uma aplicação web. De acordo com o Gerente de Informática do Fórum, Leandro Taddeo, dessa forma será possível dar maior celeridade à entrega de soluções para as demandas apresentadas por gestores e magistrados do Fórum.
“É uma busca de otimização, de respostas mais ágeis para o usuário. A ideia é que os pedidos que antigamente demoravam alguns meses, agora sejam entregues em prazos menores, com ciclos de trabalho de até 15 dias, pra que assim a gente possa dar um feedback mais célere para quem está precisando do produto ou do serviço”, disse.
Um dos primeiros projetos a ser beneficiado pelo novo espaço, antes mesmo da inauguração oficial, foi o Banco de Informações Gerenciais (BIG), uma ferramenta que permite monitorar a taxa de congestionamento processual de cada Vara individualmente e, assim, auxilia os magistrados a gerenciarem melhor seu acervo processual e acompanharem a produção da unidade.
Dentre os novos projetos já previstos, estão um novo sistema para emissão de certidões online e um painel de controle e gerenciamento da Vara de Custódia de Fortaleza.
A implantação dessa metodologia é resultado de uma parceria entre a Gerência de Informática do Fórum e a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI) da Vice-Governadoria do Estado do Ceará. Essa colaboração começou a ser construída quando os dois setores se uniram para desenvolver conjuntamente uma ferramenta para monitoramento dos processos envolvendo casos de homicídio, incluídos no projeto Tempo de Justiça, ligado ao Programa Ceará Pacífico.
Agora, a parceria gera um novo fruto, resultado do compartilhamento de informações e troca de conhecimentos entre as duas equipes. “Foi uma via de mão dupla. A equipe do Fórum deu um apoio essencial no desenvolvimento da ferramenta do Tempo de Justiça e nós tínhamos essa responsabilidade de retribuir. Assim, a gente foi trazendo a nossa rotina, o que a gente já sabia que dava certo, nossa experiência, e hoje resultou nisso, a criação dessa área de inovação, pela qual o Fórum está de parabéns.
Vimos que a integração é importante, pois ela cria soluções, vence barreiras e quem ganha no final é a sociedade, é o nosso o cliente, que é o cidadão”, afirmou Catulo Hansen, coordenador de TI da Vice-Governadoria.
O secretário executivo da Diretoria do Fórum, Wilton Bessa, e o assessor jurídico da Diretoria, Luiz Eliésio, visitaram o espaço e elogiaram o empenho de toda a equipe da Gerência de Informática, destacando o otimismo e o entusiasmo com que vêm implementando novos projetos e desenvolvendo soluções inovadoras. Eles destacaram que o desafio é seguir avançando na automatização das diversas etapas do processo judicial, pois esse é o caminho para atender à demanda e às expectativas crescentes, oferecendo a resposta célere que a sociedade espera do Judiciário.