Conteúdo da Notícia

Fábrica Escola expõe no Fórum Clóvis Beviláqua artesanato feito por reeducandos

Fábrica Escola expõe no Fórum Clóvis Beviláqua artesanato feito por reeducandos

Ouvir: Fábrica Escola expõe no Fórum Clóvis Beviláqua artesanato feito por reeducandos

O Fórum Clóvis Beviláqua recebe, até esta sexta-feira (09/12), mais uma edição da feira de produtos artesanais produzidos por reeducandos atendidos pelo projeto Fábrica Escola. A feira ocorre desde segunda (5), no horário das 8h às 17h, no pátio central da instituição.
No local, os interessados podem encontrar uma variedade de produtos que vão desde utensílios para casa, de uso pessoal ou para presentear, informou a funcionária Natália Gomes, do Setor de Distribuição do Fórum. Ela comprou uma lembrança e aproveitou para elogiar. “Esse trabalho dá uma nova chance para os apenados desenvolverem uma atividade digna, pois é difícil às pessoas que cometem crimes ter oportunidades”, disse.
A funcionária acrescentou que sempre compra alguma coisa para ela porque serve também para ajudar o projeto. “Eu acho muito bonito esse artesanato. Eles se preocupam com cada detalhe e deixam as peças sempre muito bem feitas”.
A vendedora Rejislane Duarte destacou que “adora” exercer suas funções no projeto” e lembra que “o trabalho desenvolvido é maravilhoso e dá uma segunda chance aos assistidos, para acabar com a discriminação da sociedade em relação a essas pessoas”. Ela afirmou ainda esperar que, com essa iniciativa, outras instituições públicas e privadas se inspirem e deem oportunidades para esses reeducandos.
O “Fábrica Escola” foi idealizado pelos juízes Luciana Teixeira e Cézar Belmino, titulares da 2ª e 3ª Varas de Execução Penal de Fortaleza, respectivamente. Funciona desde abril de 2013 e objetiva ressocializar e reintegrar à sociedade detentos dos regimes semiaberto e aberto, egressos do sistema prisional do Estado e seus familiares.
A iniciativa é uma parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Deusmar Queirós, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE), Serviço Social do Comércio (Sesc) e outras instituições públicas e privadas.
SERVIÇO
Instituições públicas ou particulares interessadas em solicitar a feira dos produtos podem ligar para (85) 3244.2101 e 3253.7398, ou por meio do e-mail fabricaescola@yahoo.com.br. Caso queira conhecer o projeto, a sede fica na avenida Dom Manuel, n° 738, no bairro Centro.