Conteúdo da Notícia

Exposição de peças artesanais feitas por ex-detentos e familiares será aberta nesta quinta-feira

Ouvir: Exposição de peças artesanais feitas por ex-detentos e familiares será aberta nesta quinta-feira

A exposição de peças artesanais produzidas por egressos do sistema prisional e familiares será aberta nesta quinta-feira (25/04) e terminará no dia 10 de maio, no Shopping Del Paseo, em Fortaleza. Eles participam do projeto “Fábrica Escola – Teoria e Prática para a vida”, que tem o objetivo de promover a ressocialização e inclusão social.

As criações – que incluem bijuterias, acessórios e objetos decorativos – também estarão à venda no local. A produção foi supervisionada pela associação de artesãos “Mãos que criam”, uma das instituições parceiras do “Fábrica Escola”.

A juíza Luciana Teixeira de Souza, titular da 2ª Vara de Execução Penal de Fortaleza, explica que os egressos aprendem as técnicas artesanais e são estimulados a empreenderem, conseguindo uma nova fonte de renda para a família.

Para a magistrada, a exposição ajuda também a elevar a autoestima dos participantes e a fazer com que acreditem na possibilidade de ressocialização por meio do trabalho. Além disso, a mostra pretende dar visibilidade ao projeto e captar novos parceiros.

O “Fábrica Escola” é resultado da parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Deusmar Queirós e outras instituições públicas e privadas.

Inaugurado no dia 3 deste mês, funciona na avenida Dom Manuel, em Fortaleza. No local, são desenvolvidas diversas atividades, como educação básica, capacitação profissional, assistência médica, psicológica e jurídica.