Conteúdo da Notícia

Expansão do SAJ é assunto de entrevista no “Judiciário em Evidência” desta semana

Expansão do SAJ é assunto de entrevista no “Judiciário em Evidência” desta semana

Ouvir: Expansão do SAJ é assunto de entrevista no “Judiciário em Evidência” desta semana

O projeto de expansão do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) é destaque do “Judiciário em Evidência” desta semana. Os entrevistados são o desembargador José Tarcílio Souza da Silva, coordenador da Comissão de Informática do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), e Denise Norões, secretária de Tecnologia da Informação.
O desembargador explica que a ferramenta SAJ foi escolhida no início da implantação do processo eletrônico, que começou na Comarca de Fortaleza no ano de 2010, após a realização de diversos estudos técnicos. Também ressalta os benefícios da virtualização, como segurança, celeridade na prestação dos serviços e economia processual. Ele acredita que a expansão do SAJ seja concluída até o final de 2020.
A secretária destaca que, atualmente, além do Fórum Clóvis Beviláqua e do TJCE, na Capital, a Comarca de Maracanaú também está virtualizada. Já em Caucaia, a implantação assistida está sendo concluída nesta sexta-feira, dia 27. As próximas a serem contempladas são Juazeiro do Norte e Sobral, com previsão de conclusão até dia 15 de dezembro deste ano.
Os entrevistados ainda esclarecem que foi implantado o SAJ físico na Comarca de Aquiraz, que consiste na migração da base da dados do Sistema Processual (Sproc) para a nova plataforma. A medida, que possibilita a integração das informações das unidades judiciárias, é um primeiro passo para a implantação do processo eletrônico e vai beneficiar, ainda em 2017, as comarcas de Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu, Baturité e Eusébio.
O programa desta semana também traz reportagem sobre dia de lazer promovido pela Comissão Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) para crianças e adolescentes que vivem em situação de acolhimento. A programação, na Casa José de Alencar, encerrou as atividades em comemoração ao mês das crianças.
Outro destaque é a palestra promovida pelo Fórum das Turmas Recursais Professor Dolor Barreira com o objetivo de conscientizar servidores e magistrados sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa ocorreu no último dia 20 e fez parte do Outubro Rosa, movimento internacional que alerta a população sobre os riscos da doença.
No quadro “Direito do Consumidor”, vamos tirar a dúvida de um cidadão sobre garantia estendida.
Tem ainda matéria sobre ação social promovida pela Comarca de Quixadá, no Sertão Central do Estado. A atividade, realizada em parceria com instituições públicas e privadas, levou informações sobre combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, além de serviços de cidadania, saúde e beleza.
O “Judiciário em Evidência” será exibido neste sábado (28/10), às 15h, na TVC, e às 18h30, na TV Assembleia; e segunda-feira (30/10), às 14h30, na TV Fortaleza, e às 20h, na TV O Povo.
CANAIS
TVC – canal 5 aberto
TV Assembleia – canal 31.1 digital
TV O Povo – canais 23 de Multiplay e 24 da NET
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.