Conteúdo da Notícia

Estuprador xingado no Fórum

Ouvir: Estuprador xingado no Fórum

20.01.2010 Polícia
Fugitivo da Justiça que confessou ter raptado, violentado e assassinado a menina Alanis ficará isolado na CPPL III
Aos gritos de “assassino” e “justiça”, proferidos por dezenas de populares que estavam nos corredores do Fórum Clóvis Beviláqua, o estuprador Antônio Carlos dos Santos Xavier, 30, o ´Casim´, ou ´Maníaco do Canal´, assassino confesso da menina Alanis Maria Laurindo, 5, compareceu à audiência ontem, na Vara das Execuções Penais. Lá, o juiz Luiz Bessa Neto, oficializou a regressão de regime de ´Casim´, ou seja, o cumprimento em regime fechado do restante da pena de 23 anos, da qual foi condenado no ano de 2001, por estuprar outra criança.
´Casim´ permanecerá preso na Casa de Privação Provisória de Liberdade III, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde aguardará remoção para o Presídio de Segurança Máxima, ainda em construção, em Pacatuba.
Calado
Protegido por um forte aparato policial, formado por homens do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), e de agentes da Unidade de Apoio Penitenciário (UAP), ´Casim´ permaneceu calado durante os cerca de 20 minutos de duração da audiência.
Com visual diferente, cabelo cortado e usando um uniforme de detento da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), ele evitou levantar a cabeça e encarar as câmeras fotográficas e de TV. O único momento em que falou foi antes do início da audiência, quando indagado pelo magistrado Luiz Bessa Neto se possuía advogado, quando respondeu com um simples “sim”.
Quando uma escrevente informou ao juiz a situação de ´Casim´ perante a Justiça, surgiu um fato até então desconhecido. Ele fugiu da Colônia Agropastoril do Amanari, no dia 27 de maio de 2008, mas retornou ao local, espontaneamente, em 2 de junho de 2009 e fugiu no mesmo dia, até que acabou preso, na semana passada, após o rapto e morte da menina Alanis.
Segurança
O promotor de Justiça Sílvio Lúcio Correia Lima requereu a transferência de ´Casim´ para o Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), mas segundo o juiz, por questão de segurança, ele permanecerá na Casa de Custódia (CPPL III), onde ficará em cela separada e sob vigilância durante 24 horas. Também deverá ser submetido a um exame criminológico, procedido por uma psicólogo, um psiquiatra e uma assistente social. O exame será realizado nos próximos dias, segundo o juiz.
REVOLTA
Presença do réu provocou protesto nos corredores
Faltavam cinco minutos para as duas da tarde, quando partiu a ordem do major PM Jaime Paula Pessoa, na sala de audiência da Vara das Execuções Criminais. “Pode subir com a encomenda”. A “encomenda” era Antônio Carlos dos Santos Xavier, 30, o ´Casim´, ou ´Maníaco do Canal´. A presença dele mudou a rotina na tarde de ontem do Fórum Clóvis Beviláqua. Todos queriam ver e gritar contra o assassino confesso da pequena Alanis Maria Laurindo, 5.
A movimentação de populares nas dependências do Fórum Clóvis Beviláqua começou desde o início da tarde, com as pessoas se dirigindo ao corredor de acesso à Vara das Execuções Penais, onde várias equipes de reportagem aguardavam a chegada de ´Casim´.
Ameaças
Em entrevista a uma emissora de TV, na tarde de ontem, uma tia do acusado revelou que, no dia 22 de setembro, a mãe dele registrou queixa na Polícia afirmando que estava sendo ameaçada pelo filho, que ele estava com um comportamento muito estranho e poderia “fazer alguma coisa errada”.
EMERSON RODRIGUES – REPÓRTER