Conteúdo da Notícia

Estudantes de escolas municipais visitam Tribunal de Justiça

Estudantes de escolas municipais visitam Tribunal de Justiça

Ouvir: Estudantes de escolas municipais visitam Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em continuidade às ações do programa “Justiça e Cidadania”, recebeu na tarde desta quarta-feira (24/06), 50 estudantes da Escola Municipal General Manuel Cordeiro Neto, localizada no bairro Vila União, em Fortaleza.

Pela manhã, 35 adolescentes da Escola Municipal Projeto Nascente, situada no bairro Parque Dois Irmãos, na Capital, também compartilharam da experiência. Eles conheceram o Memorial do Poder Judiciário, o Departamento de Distribuição, o Setor de Protocolo, Digitalização dos Processos e as Câmaras Cíveis e Criminais. Em seguida, assistiram a um vídeo institucional sobre a Justiça do Ceará.

Para o aluno Willian Vlad, do 9º ano da Escola Projeto Nascente, a visita foi uma oportunidade única de conhecer como funciona o Judiciário cearense. “Pude ver como a Justiça é feita, tive uma visão mais ampla sobre o papel do Poder Judiciário. Resumindo, eu aproveitei muito”, explicou.

A coordenadora da Escola General Cordeiro, Valdigia Montenegro, disse que o programa é uma “ótima iniciativa do Tribunal” porque esclarece os jovens, principalmente na parte da história do Judiciário, onde é mostrado como tudo aconteceu.

O programa “Justiça e Cidadania” foi instituído pela Resolução nº 5/2011, do Órgão Especial do TJCE, cujo objetivo é estabelecer canal de comunicação com a sociedade. Está alinhado à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de um projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário.

A iniciativa é uma promoção das Assessorias de Cerimonial e Institucional do Tribunal. Instituições interessadas em participar devem ligar para (85) 3207.7044/7052.