Conteúdo da Notícia

Estudantes da Unifor visitam  Centro Judiciário de Fortaleza

Estudantes da Unifor visitam Centro Judiciário de Fortaleza

Ouvir: Estudantes da Unifor visitam Centro Judiciário de Fortaleza

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Fortaleza recebeu estudantes do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor) nessa terça-feira (26/04). Os universitários estão engajados na disciplina de Soluções Extrajudiciais de Conflitos, do 6º semestre.
“Essa visita foi importante porque eles desconheciam o trabalho e os resultados obtidos com a mediação e a oficina da parentalidade. Os estudantes ficaram impressionados com a humanização no atendimento do setor e aproveitei para ressaltar que a resolução dos conflitos deve ser preferencialmente construída pelas partes e, somente por exceção, definida pelo juiz”, disse a coordenadora do Centro, juíza Natália Almino Gondim.
Os alunos foram divididos em três turmas, que se revezavam entre os setores da unidade. Em um primeiro momento, eles assistiram uma palestra ministrada pela magistrada sobre o novo Código de Processo Civil (CPC). Ela também explicou a projeção legal sobre mediação e conciliação.
Enquanto isso, a psicóloga do Centro, Gleiciane Vam Dam, falava sobre a Oficina Pais e Filhos, que é destinada a casais que tenham filhos e estejam envolvidos em ações de divórcio, disputas pela guarda dos filhos, agressões e outros conflitos familiares.
Coube a Hélder Assunção, supervisor do Cejusc, a apresentação da estrutura do local, explicando as atividades específicas ali desenvolvidas. “Mostrei a eles que nós trabalhamos com processos das Varas Cíveis e de Família, principalmente. Também falei sobre os mutirões DPVAT, conciliação e outras tarefas que nós executamos”, informou.
O estudante Elias Cristino gostou da visita. “É muito interessante essa iniciativa do Poder Judiciário porque nos permite conhecer um local de trabalho que trata de uma questão tão importante, que é a conciliação”, disse.