Conteúdo da Notícia

Estatuto da Criança e do Adolescente faz 20 anos e entidades cobram recursos

Ouvir: Estatuto da Criança e do Adolescente faz 20 anos e entidades cobram recursos

14.10.10
Representantes de diversas entidades de proteção à criança e ao adolescente ? em comemoração ao Dia da Criança, festejado na última 3a.feira promoveram, na Câmara Municipal, na manhã de ontem (13/10), um ato pacífico cujo propósito foi reivindicar ?prioridade absoluta? às políticas públicas relacionadas aos direitos da infância e adolescência no Ceará.
Conforme a coordenadora do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA), Francerina Araújo, o ato tem como objetivo esclarecer a sociedade a respeito dos motivos pelos quais, após 20 anos de implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ainda tão poucos direitos são respeitados pelo poder público, além de cobrar mais atenção dos parlamentares na destinação de recursos orçamentários à causa.
?Esperamos que aqui [na Câmara] possamos discutir prioridades no orçamento, para que possam ser efetivados vários direitos que ainda não foram respeitados, nestes 20 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente, como a construção do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos?, ressaltou Francerina, acrescentando que espera que seja incluído programas e projetos para criança e adolescente.
O dia começou com uma visita à Residência Oficial do governador Cid Gomes (PSB), onde foram comunicados de sua ausência.
Entretanto, foi entregue, à sua assessoria, uma carta cujo teor reforça a necessidade de fortalecer o tema, além de cobrar mais investimentos em políticas públicas voltadas aos jovens.
Documento
Já na Câmara, a coordenadora do Fórum DCA entregou um documento ao presidente da Casa, vereador Salmito Filho (PT), solicitando apoio do Legislativo Municipal para incluir no orçamento, que deverá iniciar discussão ainda este mês, algumas prioridades.
Salmito Filho, por sua vez, declarou apoio às entidades, e informou que, antes de receber essa pauta, a Câmara já vinha desempenhando sua função em defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Todavia, ele reassumiu o compromisso de fortalecer ainda mais os recursos destinados a estas entidades.
Fonte: O Estado