Conteúdo da Notícia

Estagiários do Fórum mobilizados para garantir sucesso da Semana da Conciliação

Estagiários do Fórum mobilizados para garantir sucesso da Semana da Conciliação

Ouvir: Estagiários do Fórum mobilizados para garantir sucesso da Semana da Conciliação

Com o objetivo de dar mais celeridade ao procedimento de triagem de processos e envio de telegramas às partes, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, gestora da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no âmbito do 1º Grau de jurisdição da Comarca de Fortaleza, e o juiz Francisco José Martins Câmara, diretor do Fórum, convocaram, nesta quinta-feira (10/09), os estagiários a se engajarem nos trabalhos da Semana Nacional de Conciliação.
Os estudantes, que trabalham por um período de quatro horas diárias no Judiciário, irão atuar em regime de mutirão para a conclusão dos expedientes dos processos de 1º grau abrangidos pela Meta 2. O objetivo é garantir que todas as partes envolvidas nessas ações sejam informadas, em tempo hábil, sobre o dia e horário das sessões conciliatórias, que acontecerão de 14 a 18 de setembro, no Escritório de Prática Jurídica da Unifor.
Durante reunião pela manhã, no 1º salão do Júri, a desembargadora explicou que o sucesso do projeto depende do empenho de todos para que se consiga concluir o maior número possível de processos que deu entrada no Judiciário até 31 de dezembro de 2005.
“É uma missão que exige empenho e eu espero contar com a colaboração de todos para que tenhamos êxito neste projeto idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça”, disse a desembargadora ao acrescentar que a participação dos estudantes é importante para o currículo e para a vida acadêmico-profissional de todos eles.
O juiz José Krentel Ferreira Filho, titular da 15ª Vara de Família e um dos gestores adjuntos da Meta 2, reforçou o convite aos estagiários no período da tarde. Ele reuniu-se com os estudantes de Direito, no 3º salão do Júri, e destacou o caráter educativo da participação deles no projeto. “Vocês estão tendo o privilégio de, antes da formatura, conhecer de perto o funcionamento do Judiciário. Estão partindo na frente com relação aos seus colegas de curso. Neste momento estamos contando com o engajamento de todos para atender ao público e isso exige um pouco de sacrifício”, disse o magistrado, complementando que o envolvimento dos alunos será reconhecido posteriormente na vida profissional.
Ao todo 97 estagiários oriundos das mais diversas unidades judiciárias do Fórum receberam treinamento e se comprometeram a colaborar com as atividades que acontecem na Central da Meta 2 montada no auditório Floriano Benevides.