Conteúdo da Notícia

Estádio Castelão: empréstimo milionário no BNDES sofre críticas de tucanos

Ouvir: Estádio Castelão: empréstimo milionário no BNDES sofre críticas de tucanos

11.08.2010 política
A tramitação da matéria deve gerar polêmica, já que o processo de licitação para as obras no estádio tem motivado incisivas denúncias da oposição, que cobra do governo explica
Foi aprovado ontem, na Assembleia Legislativa, o pedido de urgência para a tramitação da mensagem do Executivo que autoriza o governo a tomar um empréstimo de R$ 352 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Nacional (BNDES). O dinheiro será usado na reforma do Castelão.
A tramitação da matéria deve gerar polêmica, já que o processo de licitação para as obras no estádio tem motivado incisivas denúncias da oposição, que cobra do governo explicações para as denúncias publicadas pela revista Veja. Na sessão de ontem, o deputado Tomás Figueiredo (PSDB) atacou o Executivo por ter enviado a mensagem.
?É no mínimo piada, ou uma cara de pau muito grande, o governador Cid Gomes enviar essa mensagem à Assembléia em meio a todas as questões ainda obscuras nos túneis da administração cearense e que dizem respeito à licitação dessa obra?.
Tomás voltou a cobrar do governo a instalação das CPIs do Tráfico e da Pirataria, protocoladas pelos governistas Edson Silva e Roberto Cláudio (ambos do PSB) como forma de barrar a CPI do Castelão, solicitada por Heitor Férrer (PDT).
?O governo empurrou a sujeira para debaixo da grama do Castelão e mandou tocar a licitação de qualquer jeito. É triste ver que até hoje [ontem] a Assembleia não instalou as CPIs criadas pelos ?governeiros??.
O tucano questionou ainda a necessidade do empréstimo, já que, segundo ele, os governistas vivem a alardear que não faltam recursos para investimentos. ?Por que um Estado que se diz tão rico vai pedir dinheiro? O que solicitamos é o mínimo: que se discuta esse empréstimo?.
Em aparte, Fernando Hugo (PSDB) anunciou que apresentaria um requerimento de audiência para que o empréstimo junto ao BNDES fosse debatido. ?Por que um Estado abarrotado de dinheiro, como se diz que está, vai pedir R$ 352 milhões? Estamos suplicando que se explique essa reforma, que é um buraco negro no escuro governo Cid Gomes?.
LICITAÇÃO
O líder do governo na Casa, Nelson Martins (PT), tornou a destacar que a licitação do Castelão foi aprovada pelo Tribunal de Contas e pelo Tribunal de Justiça do Estado. ?As decisões [dos tribunais] comprovam que todo o processo foi feito de forma correta?. O petista considerou improcedente a queixa dos tucanos em relação ao empréstimo junto ao BNDES.
?É muito engraçado. Esse tipo de empréstimo está sendo feito a todos os estados que receberão jogos da Copa de 2014. Não é só para o Ceará, não?, frisou Nelson.
Ao ressaltar que as obras no estádio deveriam ter começado em março passado, o petista transferiu a responsabilidade pela operação aos colegas de Parlamento. ?Não podemos atrasar mais. Vamos esquecer a disputa eleitoral e pensar no bem do Ceará?.