Conteúdo da Notícia

Esmec expõe painel preventivo contra as drogas

Ouvir: Esmec expõe painel preventivo contra as drogas

24.10.09
Para prevenir o envolvimento de crianças e adolescentes com as drogas, o pesquisador independente cearense José Linhares criou o painel temático ?ABC das drogas?. Utilizando o artesanato como base, o painel é feito em ponto-de-cruz e apresenta medidas que podem ser adotadas por pais e educadores para afastar os jovens do consumo de substâncias entorpecentes. O painel está exposto na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).
Ao lado de cada uma das 23 letras do alfabeto, aparecem mensagens de conteúdo informativo sobre como evitar o uso de tóxicos. Também é feito alerta a respeito dos riscos e a importância do diálogo entre pais e filhos, além da harmonia que deve existir na vida familiar.
?A escolha do alfabeto para focalizar o tema não só desperta a curiosidade dos estudantes, como também facilita a compreensão do assunto?, disse José Linhares. Para o pesquisador, as letras, traçadas harmonicamente em ponto-de-cruz conduzem a uma leitura atenta e detalhada das mensagens apresentadas.
Em Brasília, o painel já foi exposto no Museu de Drogas da Academia Nacional de Política da Câmara Legislativa do Distrito Federal, no Congresso Nacional e no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em Fortaleza, no Palácio da Abolição e no Náutico Atlético Cearense.
O pesquisador mantém ainda o site www.expo500anos.com.br onde é possível encontrar outros painéis com temática relacionada à prevenção das drogas. José Linhares é pesquisador independente, graduado em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui especialização sobre drogas na Academia da Polícia Federal dos Estados Unidos (FBI), na Universidade de Virgínia.
Fonte: TJ/Ceará