Conteúdo da Notícia

Esmec debate “Gestão de Metas do Conselho Nacional de Justiça”

Esmec debate “Gestão de Metas do Conselho Nacional de Justiça”

Ouvir: Esmec debate “Gestão de Metas do Conselho Nacional de Justiça”

A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) promove a palestra “Gestão de Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)” nesta sexta-feira (07/05), às 17h. O orador será o professor Rosselini Carneiro, juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná.
O evento, gratuito, ocorrerá no auditório Desembargador José Maria de Queirós e tem como público alvo magistrados, assessores, servidores do Poder Judiciário e alunos dos cursos de pós-graduação da Esmec.
Rosselini Carneiro atua como gestor das ações e metas prioritárias do CNJ no Judiciário paranaense. É graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná e Mestre em Direito Processual e Cidadania pela Universidade Paranaense (Unipar).
Entre outros assuntos, o professor discutirá sobre as novidades em termos de gestão mais eficiente nos tribunais de justiça como terceirização de serviços, combate ao desperdício e boas práticas gerenciais. Discorrerá também sobre as experiências positivas verificadas na Justiça do Paraná que poderão ser adotadas no Ceará.
Na palestra, o juiz Auxiliar vai destacar a Meta 2, que determina o julgamento, até 31 de de dezembro deste ano, de todos os processos distribuídos (em 1º grau, 2º grau e tribunais superiores) até 31 de dezembro de 2006 e dos processos trabalhistas, eleitoral, militar e de competência do Tribunal do Júri, que deram entrada até 31 de dezembro de 2007.
METAS DE 2010
A busca por mais eficiência na Justiça brasileira continua sendo o principal foco das metas do CNJ. As 10 metas de nivelamento para 2010 foram aprovadas no 3º Encontro Nacional do Judiciário, realizada em São Paulo, no do dia 26 de fevereiro deste ano.
A primeira Meta é julgar quantidade igual à de processos de conhecimento distribuídos em 2010 e parcela do estoque, com acompanhamento mensal.
Entre as Metas para este ano destaca-se a de número 10: “Realizar, por meio eletrônico, 90% das comunicações oficiais entre os órgãos do Poder Judiciário, inclusive cartas precatórias e de ordem”.