Conteúdo da Notícia

Enquete TJCE: Maioria dos participantes usa álcool gel para se prevenir contra vírus H1N1

Enquete TJCE: Maioria dos participantes usa álcool gel para se prevenir contra vírus H1N1

Ouvir: Enquete TJCE: Maioria dos participantes usa álcool gel para se prevenir contra vírus H1N1

Durante uma semana, internautas opinaram sobre as medidas utilizadas contra a gripe H1N1, por meio da enquete do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). 44% deles afirmaram usar álcool gel cotidianamente. Em segundo lugar, ficou a opção de deixar os ambientes bem arejados, com 32% votantes. Já 25% mantêm uma alimentação saudável como forma de prevenção.
A referida gripe é uma variável da gripe comum. Ela surgiu em 2009, quando as primeiras formas do vírus foram descobertas em porcos, popularizando a doença como “gripe suína”.
O clínico geral do TJCE, José Arnon dos Santos, explicou que o vírus H1N1 se difere dos de outras gripes por apresentar sintomas mais intensos. “O tratamento é sintomático, ou seja, estabelecido com base nos sintomas apresentados”, afirmou. Entre os principais sintomas estão a febre, dores de cabeça intensa, calafrios frequentes, cansaço extremo, dores de garganta, tosse contínua e seca, catarro, diarreia, dores musculares intensas e ardência nos olhos.
Para se prevenir, é preciso ter os mesmos procedimentos da prevenção de qualquer tipo de gripe. Lavar sempre as mãos com água e sabão, evitar locais fechados ou com muitas pessoas, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar contato próximo com alguém já infectado são algumas das medidas preventivas.
A vacinação contra a gripe já está sendo oferecida na rede pública desde o dia 30 de abril, e contempla, primeiramente, pessoas dentro dos grupos de risco como crianças entre 6 meses e 5 anos, idosos acima de 60, gestantes e portadores de doenças crônicas.
NOVA ENQUETE
Já está disponível no Portal do TJCE (www.tjce.jus.br) a nova enquete: De que forma você se encaixa no perfil de consumidor consciente? Participe!