Conteúdo da Notícia

Enquete do TJCE: maioria dos participantes não sabe identificar fatores que levam ao suicídio

Enquete do TJCE: maioria dos participantes não sabe identificar fatores que levam ao suicídio

Ouvir: Enquete do TJCE: maioria dos participantes não sabe identificar fatores que levam ao suicídio

Setembro Amarelo é uma campanha anual de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de levar a população a refletir sobre o que acarreta a depressão e suas formas de prevenção. Durante uma semana, 80 internautas opinaram sobre os fatores de risco que podem levar ao suicídio, através da enquete no Portal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
A maioria (40%) respondeu que não conseguiria reconhecer em alguém características que possam levar ao suicídio. Em segundo lugar, 35% acreditam que apenas um profissional adequado possa identificar esses fatores e 25% afirmaram que conseguem identificar uma pessoa vulnerável ao problema.
Altos índices de suicídio é um problema de saúde pública enfrentado por muitos municípios brasileiros. O Conselho Federal de Medicina (CFM), com o apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), lançou em 2014 a cartilha “Suicídio: informando para prevenir”, que fala dos fatores psicossociais e dados atualizados sobre o tema.
NOVA ENQUETE
Já está disponível no Portal do TJCE (www.tjce.jus.br) a nova enquete: Nesta semana é comemorado o dia nacional da doação de órgãos. Você doaria órgãos e tecidos? Participe!